O País – A verdade como notícia

Barragem dos Pequenos Libombos efectua descargas, mas não constitui perigo

Foto: O País

A barragem dos Pequenos Libombos está a efectuar descargas na ordem de 200 metros cúbicos por segundo, por conta da chuva que tem vindo a cair nos últimos dias na Cidade e província de Maputo. O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, visitou a infra-estrutura e garante que o nível de descargas não irá afectar a população.

A razão para as descargas que estão a ser feitas está relacionada com o altos níveis de escoamento das águas no caudal do rio Umbeluzi, resultado da chuva intensa que tem estado a cair, aliado ao facto de a barragem já ter esgotado a sua capacidade de armazenamento, aquando da passagem da tempestade “Filipo’.

“O nível da barragem está praticamente a 100 por cento, por isso, de ontem para hoje,  teve de se aumentar o nível de descargas. 50 primeiro depois foi-se para 100 metros cúbicos por segundo e, hoje, estão a proceder descargas na ordem de 200 metros cúbicos por segundo”,  avançou Carlos Mesquita.

Questionado se o nível de descarregamento nos Pequenos Libombos  coloca em causa as áreas de produção, o ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, garantiu não haver motivos de preocupação para as zonas de produção.

“No ano passado, em Fevereiro, esta barragem chegou a descarregar cerca de 2.800 metros cúbicos por segundo, este ano está a descarregar 200 metros cúbicos. Ou seja, 8 por cento quando comparado a 2023. Neste momento, o que temos como registo são culturas que se encontram nas proximidades da barragem e nada mais gravoso do que isso”, garantiu Mesquita durante a visita. 

Neste momento, a Administração Regional de Águas do Sul (ARA Sul) diz estar a monitorar a situação junto com outras entidades, nomeadamente, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) e  a comunidade.

Quanto à barragem de Corumana, no rio Sábie, também na província de Maputo, a ARA Sul diz estar a 60 % da sua capacidade e a de Massingir está a 70%.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos