O País – A verdade como notícia

Banco Mundial suspende financiamento para construção de mercado em Gaza

O Banco Mundial suspendeu o financiamento para construção do mercado da zona turística de Xai-Xai, devido a irregularidades técnicas apresentadas pelo empreiteiro. O Município diz que vai avançar com fundos próprios, mas não avança novas datas. 

Trata-se do único mercado activo há mais de 20 anos na zona turística da praia de Xai-Xai. É o mesmo local onde, em Maio deste ano, o presidente do município procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção de um alpendre e 16 bancas, uma notícia que, além de gerar expectativas, alegrou os vendedores.

Volvidos dois meses, a realidade mostra que tudo ficou no discurso. Nada avançou. O chefe do mercado, Rafael Nhatsave, afirma que o empreiteiro nunca mais foi visto no terreno. O Município de Xai-Xai esclarece que o Banco Mundial suspendeu o financiamento na sequência de supostas irregularidades técnicas por parte do empreiteiro.

Os vendedores classificam a situação de crítica, num contexto em que o mercado apresenta-se degradado e o problema não pode mais esperar.

A obra, cujo financiamento foi suspenso, deveria ser concluída em Outubro próximo e estava avaliada em cerca de quatro milhões de meticais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos