O País – A verdade como notícia

Banco Mundial disponibiliza 315 milhões de meticais para calamidades

Foto: O País

O Banco Mundial vai disponibilizar cinco milhões de dólares norte-americanos, cerca de 315 milhões de Meticais para a mitigação dos impactos das intempéries em Moçambique. O anúncio foi feito esta sexta-feira, em Maputo, pela vice-presidente do Banco Mundial para África Oriental e Austral, Victoria Kwakwa.

Numa altura em que Moçambique contabiliza os estragos causados pelas chuvas e inundações, o Banco Mundial anunciou, na última sexta-feira, a disponibilização de mais de 300 milhões de Meticais para apoio à emergência.

“O Banco Mundial disponibilizou cinco milhões de dólares para resposta de emergência a esses eventos e continua disponível a apoiar e, a curto prazo, ajudar Moçambique a construir um sistema mais resiliente às mudanças climáticas”, disse a vice-presidente.

O anúncio foi feito depois de um encontro mantido com o Presidente da República, onde foi partilhada a necessidade de Moçambique promover mais investimento na educação e emprego.

“Damos muita ênfase à educação da rapariga desde o primário, secundário ou até ao nível superior, particularmente focados na erradicação das uniões prematuras e violência baseada no género, que vitima meninas ou mulheres. Queremos ainda garantir que as meninas permaneçam na escola, mesmo estando grávidas”, acrescentou.

No encontro, o Banco Mundial mostrou-se disponível a apoiar o país em projectos de promoção de acesso à energia eléctrica.

“Moçambique tem bastantes recursos, desde hidroeléctricos, gás até à energia solar, que juntos podem ajudar a aumentar o acesso à energia eléctrica a preços acessíveis. Tratamos também da viabilidade financeira, a sustentabilidade, incluindo a EDM, avançando com a reabilitação da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e todo o esforço a ser empreendido para materializar o projecto da barragem de Mphanda Nkuwa”, terminou Victoria Kwakwa, que, de visita a Moçambique, já visitou vários empreendimentos que o Banco Mundial tem financiado.

Por seu turno, o ministro da Economia e Finanças diz que o encontro veio reforçar a cooperação existente entre Moçambique e aquela instituição Financeira.

“A nossa perspectiva é alargar a nossa carteira de cooperação para promover a captação de financiamento, quer público quer privado, na nossa economia, privilegiando financiamentos concessionais, mas também o apoio ao Orçamento de Estado”, disse o ministro, depois do encontro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos