O País – A verdade como notícia

Banco de Moçambique somou um prejuízo líquido de 4,1 milhões de meticais em 2024

O ano de 2024 foi para esquecer em vários sentidos. No que diz respeito ao sector financeiro, até o Banco de Moçambique não escapou.

O banco central sofreu um prejuízo de mais de 4 milhões de meticais, revela o Relatório de Estabilidade Financeira, publicado no dia 30 de Junho último.

O mau desempenho é, para já, o pior, quando comparado com o igual período de 2023, quando o banco central lucrou 886,2 milhões de meticais. Algum constrangimento no sistema financeiro é apontado como a causa.

“Em 2024, o banco identificou uma anomalia ao nível do sistema informático, no que concerne à contabilização das variações cambiais realizadas no vencimento de operações de depósitos a prazo e ‘overnights’, relativas a exercícios anteriores até 2023. Nesse contexto, o banco afectou o devido ajustamento, que resultou na reexpressão retrospectiva do exercício de 2023”, lê-se no documento.

Não obstante, o relatório mais recente do banco central mostra que a instituição gastou o dobro do que perdeu em salários com pessoal. Foram mais de oito milhões de meticais nestas despesas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos