O Banco de Moçambique multou, hoje, o Banco Comercial e de Investimento (BCI) em cerca de 135 milhões de Meticais devido à aceitação de forma alternativa e indirecta de cumprimento de uma obrigação de crédito, enfraquecendo a sua posição, enquanto credor; exoneração indevida de um cliente institucional, das suas responsabilidades creditícias; abate, infundado, de parte de juros gerados em uma relação creditícia; e assumpção de custos contratualmente adstritos a um cliente institucional.
No mesmo comunicado de imprensa, o Banco Central decidiu multar dezasseis membros do Conselho de Administração do BCI em mais de 16 milhões de Meticais por terem aprovado, de forma alternativa e indirecta, o cumprimento de uma obrigação de crédito de um cliente institucional; assim como aprovação de abate, infundado, de parte de juros gerados em uma relação creditícia.
No mesmo comunicado, o Banco Central aplicou multas a outros quatro bancos, nomeadamente, FNB, Letshego, Millenium BIM e My Bucks Banking, por diferentes tipos de irregularidades. As multas aplicadas a estes bancos variam de quase 29 milhões a oito milhões de Meticais.