O País – A verdade como notícia

Banco Central e instituições de crédito nacionais unem esforços para a segurança do metical

As notas e moedas do metical passarão a ser geridas de forma mais modernizada e a baixo custo. Para o efeito, foi assinado hoje um acordo entre o Banco de Moçambique e vinte instituições bancárias.

Numa altura em que o executivo está focado na modernização do sistema financeiro e bancário de Moçambique, o Banco Central e outras vinte instituições financeiras assinaram um acordo com vista a conferir maior segurança nas transações envolvendo a moeda nacional.

Segundo Rogério Zandamela, Governador do Banco de Moçambique, cabe ao Banco Central, enquanto emissor, garantir a intergidade das notas e moedas em circulação: “O acordo que acabamos de assinar ajudará a modernizar a gestão do ciclo de numerário, promovendo maior eficiência, ao garantir que a selecção, a contagem, o transporte e a distribuição de notas e moedas do Metical sejam correctamente e a baixo custo”.

Já às instituições de crédito têm a responsabilidade de verificar a autencidade de numerário para se protegerem da falsificação da moeda. Os bancos dizem o acordo é bem-vindo e ajudará a combater problemas de circulação de moeda contrafeita e outros crimes financeiros.

Para George Nheweyembwa, CEO do Mybucks Corporation, um dos grandes desafios dos bancos é o combate aos crimes financeiro e, só com a união de esforços dos bancos e com o apoio do Banco de Moçambique, é que se poderá alcançar resultados: “Este acordo é importante, uma vez que irá ajudar no combate aos crimes financeiros. E um dos maiores desafios é a falsificação de notas e lavagem de dinheiro. Portanto, este memorando é importante ainda porque conta o apoio do Banco Central e todos nós trabalharemos juntos para combater os crimes financeiros”, disse.

O Banco de Moçambique promete apresentar, brevemente, as linhas para a execução deste memorando.

Refira-se que, dentre os vinte bancos, estão  Standard Bank, Absa, Bim, BCI, Banco Único, MBC, UBA, Capital Bank, entre outros.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos