Agora que o ano está mesmo prestes a viajar de forma eterna, faz sentido, as pessoas orientadas por uma consciência social, estarem preocupadas em fazer análise ou balanço do seu primeiro e maior património: a personalidade. Apesar de o conceito de personalidade ser bastante amplo, ele aglutina termos como traços sociais, status, qualidade, atributos e outras variáveis que influenciam o comportamento humano, como estilo de vida, grupos sociais e outros.
É verdade que personalidade é um património da vida constituído por variáveis acima descrita, mas o património da personalidade é construído por cada indivíduo como ser social ao longo da sua vida, através de sentimentos e experiências interiorizadas, que depois se vão reflectir na maturidade psicológica do indivíduo. É verdade, também, que as pessoas nas épocas festivas do ano ficam mais preocupadas em fazer análise da composição do seu património (no sentido contabilístico) e pouco se importam em fazer o balanço do “património da personalidade”.
Uma das coisas interessantes que o balanço do “património da personalidade” tem é que ele tem menos riscos de ser viciado, isto porque é elaborado e analisado pelo próprio dono da personalidade e serve muito mais para reflexões, correcções e melhorias futuras da personalidade do indivíduo. O balanço poderá revelar aspectos do ser do indivíduo, indicar os caminhos que devem ser trilhados em certos sectores da vida, o que deve ser trabalhado no potencial latente do indivíduo, entre outros aspectos.
Por estarmos no campo que trata da personalidade humana, é importante percebermos os aspectos numerológicos que muitas vezes influenciam na formação da personalidade humana e no “património da personalidade”. A numerologia ensina-nos que as vibrações que acontecem no universo, no dia e momento do nascimento de um indivíduo, têm influência na formação da personalidade e do carácter do indivíduo. Os valores numerológicos como o dia do nascimento, ano de nascimento e hora do nascimento dum indivíduo, conforme sublinham os numerólogos, definem o caminho de destino da pessoa dentro do plano universal e este caminho é influenciado muitas vezes pela vibração terrestre no momento de nascimento da pessoa. Por isso, a diferença de segundos no momento do nascimento entre duas pessoas pode criar diferenças em certos aspectos na formação da personalidade desses indivíduos, isto por terem vindo ao mundo em momentos em que as vibrações terrestres eram diferentes, mesmo que a diferença seja ligeira.
As vibrações é que orientam a pessoa por toda vida e algumas vezes mostram definições de personalidades que coincidem nas pessoas que nascem no mesmo dia. Só para elucidar, os numerólogos apresentam as indicações de como as vibrações de cada dia do mês podem influenciar na personalidade do indivíduo. De forma propositada, podemos usar o dia 29 de cada mês como marco para percebermos o significado do nascer neste dia e como as vibrações influenciam na personalidade da pessoa. Os resultados dos numerólogos dizem que o dia 29 é um dia de vibrações intensas, em que nascem pessoas marcantes. Tem como características prováveis positivas e decisivas, que podem servir de exemplo de vida para os outros, são líderes, intuitivas e idealistas, generosas e gostam de ajudar os outros e são capazes de grandes realizações. Apresentam características negativas como: tensas e dramáticas, inclinados à melancolia e as suas emoções são muito instáveis.
A personalidade do indivíduo, pode ter influência no crescimento profissional do indivíduo, no sucesso político, na sabedoria dos filhos que dele brotam como ramo de oliveira. A personalidade influencia também a liderança com classe e sabedoria que um indivíduo exerce numa organização. Portanto, mais do que fazer o balanço que reflecte a nossa situação económica e financeira para termos a imagem do nosso património, é de extrema importância fazer o balanço da nossa personalidade para termos a imagem real do nosso Eu como seres criados a imagem de Deus. A nossa prosperidade no ano prestes a chegar pode depender das ilações extraídas no nosso balanço da personalidade.