O País – A verdade como notícia

Avaria de tubagem de água prejudica 13 mil pessoas em Quelimane

Foto: O País

O FIPAG diz que os danos são avultados e estão estimados em cerca de cinco milhões de Meticais. Em termos de reposição, Faquira Massalo, director do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) fez saber que serão necessários perto de sete milhões de Meticais. A reposição dos trabalhos poderá durar pouco mais de dois dias.

Os treze mil clientes afectados na distribuição de água em Quelimane são provenientes de um total de 21 bairros, designadamente Administrativo, Kansa 1 e 2, Aeroporto 1 e 2, Piloto, Janeiro, 1 de Maio, Canecos, Chirangano, Coalane 1 e 2, Manhua, Santagua, Chuabo Dembe, Incidua, Sinacura, Torone Velho, Torone Novo, Popular e 17 de Setembro.

Os técnicos estão a trabalhar, desde o início da manhã deste domingo, ao longo da noite para a reposição da tubagem. O director do FIPAG em Quelimane falou dos prejuízos.

“Em termos de perda, podemos avançar, contando com os dias que vamos ficar parados na distribuição e fornecimento, cerca de cinco milhões de Meticais. Já em termos de reposição, estamos a avaliar, numa média, seis a sete milhões de Meticais. São danos cujos trabalhos serão extremamente delicados e sem momento certo para a sua conclusão, embora acreditemos que, dentro de 48 horas, os técnicos farão a devida reposição e aí a retoma na canalização da água aos nossos clientes”, disse Faquira Massalo, director da Área Operacional de Quelimane.

A tubagem que registou avaria está no entroncamento das avenidas Heróis de Libertação Nacional e 25 de Junho, nas proximidades do Mercado Central.

No terreno, as máquinas estão a roncar, as várias frentes estão em desdobramento, visando assegurar, o mais rápido possível, o fornecimento de água nos 21 bairros de Quelimane afectados. “A conduta é a principal, sai do maior centro distribuidor da cidade e garante água a toda Zona Cimento e alguns bairros da periferia da urbe”, precisou Massalo, a quem a empresa pede compreensão dos clientes, porquanto os trabalhos vão precisar de muita ginástica até à sua conclusão.

Aliás, num comunicado emitido pela empresa e que passamos a citar: “Pelos transtornos que esta situação poderá causar, o FIPAG pede a compreensão de todos os consumidores e reforça o seu compromisso na reposição breve do serviço de fornecimento de água às zonas afectadas até às 12 horas desta segunda-feira”.

Sabe-se que a tubagem em causa, de fibrocimento colocada na era colonial, carece de requalificação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos