Os cidadãos estão preocupados com a avaria dos semáforos, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, e o município promete resolver o problema no próximo ano. A baía de Pemba tem apenas cinco semáforos e todos estão avariados.
“Nenhum semáforo está a funcionar aqui em Pemba, todos estão avariados. Andamos desta maneira”, declarou José Cassimo, um condutor residente na cidade de Pemba.
Nacir Bacar, residente em Pemba, acrescenta que a falta de semáforos faz com que “os motoristas andem de qualquer maneira”. Diz ainda que “eles vem sem controlar os lados. Na semana passada só acendia um lado, para os que vêm da cidade. Agora, os outros não sabiam se deviam parar ou passar”.
Outro automobilista, Binadre Yassine, partilhou ainda que a falta de semáforos faz com que haja vários acidentes, principalmente, envolvendo motorizadas.
Alguns semáforos de Pemba deixaram de funcionar este ano, outros estão avariados há muito, mas há um semáforo que nunca funcionou desde que foi instalado no ano 2015.
“Os governantes nem tem nada a ver com estas coisas, porque eles andam num trânsito livre”, afirmou Binadre Yassine.
Uma ideia que é partilhada também por Abdul Chomar que acredita que a falha do Conselho Municipal foi de instalar os semáforos, sem antes formar uma equipa de manutenção.
O Edil de Pemba, Satar Abdulgani, por sua vez, disse que alguns acidentes de viação destruíram os postes de semáforos, aliado ao facto de algumas pessoas terem furtado os cabos de ligação de um local para o outro.
O município de Pemba reconhece a reclamação dos cidadãos, e além de resolver o problema, promete aumentar o número de semáforos nas ruas da cidade.
“Dentro do próximo ano, antes de junho, nós vamos resolver o problema de semáforos dentro da cidade de Pemba e não só. Naqueles dois pontos principais, porque o semáforo que funcionava era o da rotunda do aeroporto… mas nós já identificamos dois pontos, nos quais precisamos pôr ainda o sistema de semáfaro”, disse o edil.
Além de complicar o trânsito na cidade, alguns semáforos de Pemba correm o risco de cair por cima de pessoas ou de viaturas devido a suposta falta de manutenção.