O País – A verdade como notícia

Avaliação dos problemas da Tabela Salarial Única termina ainda este ano

O Governo diz que o processo de avaliação e correcção dos problemas da Tabela Salarial Única (TSU) termina este ano. Entretanto, ainda não sabe quando é que começam os pagamentos com base na nova tabela para os funcionários não abrangidos.

Porém, já se iniciou o pagamento dos salários mínimos com base na nova Tabela Salarial Única, assegura o Governo. Trata-se de um processo que termina sexta-feira. Até à data, os que não são abrangidos pela nova tabela receberão os seus salários normais.

“O salário está a decorrer. Iniciou-se esta semana e vai até o dia 29, sexta-feira. Os funcionários do nível 1 C terão os seus salários nas contas. No momento, o processo de pagamento dos salários tende a iniciar-se no dia 15 de determinado mês e pode estender-se ao dia 29, 27, dependendo da celeridade do sistema de pagamentos e é o período em que é pago normalmente o salário. Nós entendemos que este pagamento está a ocorrer dentro do prazo”, referiu a vice-ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira.

Para este ano, o Governo espera pagar cerca de 9,2 mil milhões de Meticais em salários, com base na nova Tabela Salarial Única. Entretanto, decorrem trabalhos de avaliação e correcção dos problemas da nova tabela, sem datas para o término.

“Todo o resto decorre do processo da apreciação das tais preocupações que foram levantadas pelas diversas associações sindicais, diversos intervenientes neste processo, que nós entendemos que é uma preocupação pertinente, que deve ser devidamente avaliada e analisada, para que, em tempo útil, se possa responder, no sentido de verificar se esta tabela ou esta lei está a ser implementada conforme foi aprovada no seu todo”, referiu a vice-ministra.

Disse, ainda, Carla Louveira que “para já, não me caberia, embora tenhamos um calendário preliminar, dizer qual seria o prazo de conclusão, porque queremos, primeiro, terminar esse trabalho de avaliação das preocupações, reverificação dos critérios e, se possível, voltarmos a aproximar a essas associações, no sentido de verificar que as preocupações, com a nova abordagem, ficarão solucionadas”, disse.

No próximo ano, o valor a ser gasto pelo Governo, com a Tabela Salarial Única, irá subir para 19,6 mil milhões de Meticais. Estas informações foram analisadas pelo Governo e partilhadas após a sessão do Conselho de Ministros de hoje.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos