O País – A verdade como notícia

Autocarros articulados: 4 meses depois os meios permanecem parqueados

Pela terceira vez, a Agência Metropolitana dos Transportes volta a falhar a introdução de autocarros articulados em circulação e implementação dos autocarros articulados. Os autocarros permanecem parqueados 4 meses após chegarem ao país.

A 22 de Dezembro de 2023, Moçambique recebia 22 autocarros articulados, adquiridos pelo Governo na vizinha África do Sul, para minimizar o problema de transporte nos municípios de Maputo e Matola.

Na altura, o Governo dizia ser urgente a implementação destes meios nas rotas que interligam as comunidades à zona urbana.
“A aquisição dos meios é aliado ao projectos de facilitar a mobilidade nas áreas em que não temos a circulação dos transporte ferroviário, reafirmo as rotas como, Zimpeto-Baixa, Magoanine-Baixa e mais, aliados ao sistemas concebidos no sentido de solucionar os desafios neste sector.” disse na altura Ambrosio Sitoe, secretário permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações.

E o desafio continua. A Agência Metropolitana dos Transportes tem vindo a falhar na introdução dos articulados em circulação, já lá se vão mais de três meses.

Foi assim em Janeiro, repetiu-se em Fevereiro e Março, a Agência prometeu a circulação das viaturas, mas já sem data. Ainda assim, debalde. Enquanto isso, a população vai se ressentindo.

No início de Março, a Agência Metropolitana dos Transportes garantiu que já haviam sido acautelados todos os requisitos para a entrada em circulação dos veículos, incluindo o sistema de gestão que abrange as empresas municipais de transporte de Maputo e Matola.

Na altura, o presidente do órgão, António Matos, reconheceu a complexidade da circulação destes autocarros.

“Neste momento as empresas municipais estão a encontrar algumas dificuldades com alguns processos para colocar em circulação estes autocarros de 18 metros de comprimento, talvez seja por ser uma experiência nova” referiu-se Matos a 29 de Fevereiro passado.

O País contactou a direcção da AMT, mas ainda não se pronunciou sobre essa nova falha da circulação dos articulados. Enquanto isso, os carros, com capacidades para transportar 150 passageiros por viagem, vão permanecer parqueados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos