O País – A verdade como notícia

Aumentam casos de conjuntivite hemorrágica na Província de Maputo

Estão a aumentar os casos de conjuntivite hemorrágica na província de Maputo, que fechou a semana com mais de 1200 casos diagnosticados e submetidos a tratamento. A cidade da Matola é a mais afectada.

Um pouco por todo país estão a ser reportados casos de conjuntivite hemorrágica, o que está a causar preocupação nas populações e nas autoridades sanitárias. E o cenário que vem da província de Maputo não é animador, segundo avançou a responsável do sector de saúde na província , Iolanda Tchamo.

“Nós temos cerca de 1266 casos e a faixa etária mais acometida incide para os maiores de 15 anos de idade, com cerca de 60% dos casos e o distrito mais afectado é o da Matola, com mais de 70% dos casos. Temos vindo a trabalhar com a comunidades e diferentes sectores, especialmente o sector da Educação, de modo a prevenir a transmissão dentro das escolas, assim como na comunidade em geral”, explicou.

Iolanda Tchamo, diz ainda que a província regista uma média diária de acima de 100 casos de  conjuntivite hemorrágica.

“A tendência é de aumento. De quarta para quinta-feira, tivemos cerca de 200 casos, por isso, as actividades de prevenção devem ser intensificadas. Nós apelamos para a população em geral observar as medidas de prevenção, especialmente a questão da lavagem das mãos, higiene individual e colectiva”, afirmou a fonte.

Os principais sintomas e sinais da conjuntivite são inflamação conjuntival e palpebral, olho vermelho, lacrimejo, dor ocular, sensação de areia nos olhos, fotofobia e secreção abundante.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos