O País – A verdade como notícia

Augusto Mbazo promete reabilitar vias e resolver problema de saneamento na periferia

O cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique, Augusto Mbazo, escolheu, ontem, os bairros suburbanos para apresentar o seu projecto de governação no município de Maputo.

Mbazo escalou o bairro Luís Cabral, arredores da capital, onde interagiu com alguns vendedores do mercado local. O cabeça-de-lista do MDM prometeu, na ocasião, melhorar as condições destes para o desenvolvimento das suas actividades.

Mbazo garantiu que irá reabilitar o mercado, dar dignidade aos respectivos vendedores para além de criar facilidades no acesso ao financiamento para os seus negócios.

“Onde o MDM governa, há claramente sinais de desenvolvimento. Temos a Cidade da Beira, onde há um trabalho visível na melhoria das condições dos seus munícipes. Queremos governar Maputo para mudar a vida dos munícipes. Nós vamos criar linhas de financiamento de projectos para vocês desenvolverem os vossos negócios. Vamos construir novas bancas para que possam vender os vossos produtos”, garantiu o cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique.

Augusto Mbazo assegura ainda que vai intervir nas vias de acesso tanto na zona de cimento como na periferia. Mbazo garante ainda resolver os problemas de saneamento e ordenamento territorial na periferia de Maputo.

“Vemos vias de acesso degradadas. Isto não é digno para vocês. O MDM vai reabilitar e construir vias de acesso para que se melhore a mobilidade das pessoas. Vemos ruas apertadas que dificultam a circulação. Queremos acabar com esta situação”, disse.

Abordando outro jovem residente no bairro Luís Cabral, Augusto Mbazo assegurou que “vamos mudar e transformar este bairro com a reabilitação das vias e abertura de oportunidades de emprego. Vamos ligar a EN4 e a EN1 para haver mais movimento aqui”, prometeu.

Falando com jovens, disse ainda que irá criar condições para que tenham acesso ao emprego. “Há muitos jovens no desemprego não só neste bairro. O nosso manifesto prevê ainda a criação de projectos para que os jovens tenham auto-emprego. É preciso investir na juventude que se sente marginalizada”, frisou Augusto Mbazo.

Já na zona da junta, Augusto Mbazo reiterou o “seu compromisso em dar dignidade aos vendedores que lutam, no dia dia, para colocar pão em cima da mesma mesmo em condições adversas no exercício

das suas actividades”.

Augusto Mbazo considera que “é preciso que se crie condições para que as pessoas exerçam, de forma organizada, o comércio na cidade de Maputo.”

Outro ponto levantado pelo cabeça-de-lista do MDM tem que ver com as condições em que os munícipes são transportados. “Nós vamos colocar mais frotas para transportar os maputenses. Temos projectos de viabilização de novas frotas. Vamos disciplinar a actividade. Pretendemos sensibilizar ainda os transportadores para não pautarem por encurtamento de rotas que cria transtornos aos passageiros.”

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos