A Autoridade Tributária (AT) e a Universidade Pedagógica (UP), ambos de Nampula, conquistaram os campeonatos nacionais de voleibol de sala, em masculinos e femininos, respectivamente. As duas formações de Nampula venceram nas finais, a maior de 3, a Académica de Maputo, em ambos os sexos.
A final masculina foi a mais emocionante e imprópria para cardíacos, com a decisão final a ir até ao quinto set, depois do empate a dois sets, nos primeiros quatro iniciais.
Depois da vitória quase que tranquila da AT no primeiro jogo da final, por três sets a zero, esperava-se que a turma da capital do norte tivesse menos dificuldades no segundo jogo. E até começou bem, vencendo os primeiros dois sets, por 25-20 e 25-16, respectivamente, beneficiando-se da boa defesa que tinha aos remates dos estudantes.
Mas o terceiro set foi ainda equilibrado, com a Académica a forçar um resultado inesperado: 25-27.
Esperava-se que o quarto set fosse decisivo para a AT de Nampula, que não teve argumentos para contrariar a motivação dos Estudantes, que venceram por 19-25, forçando o último set, que só ficou decidido no detalhe, com a turma de Nampula a aproveitar as falhas dos estudantes, que assim chumbaram no exame final. 18-16 foi o resultado final.
Na categoria feminina, a UP levou de vencida a turma da Académica de Maputo por dois a zero, no conjunto dos dois jogos da final. No segundo jogo, as Universitárias venceram as Estudantes por 25-20, 25-14 e 25-20.
O presidente da Federação Moçambicana de Voleibol, Khalid Cassamo faz um balanço positivo destes nacionais.
A AT de Nampula e a Académica de Maputo em masculinos e a UP de Nampula e a Académica de Maputo, em femininos, vão representar o país no africano da zona VI, que terá lugar em Dezembro próximo, em Durban, África do Sul.