A Associação Kulemba vai realizar, no próximo dia 22, na Cidade da Beira, uma gala beneficente. A inicitiva enquadra-se na celebração dos 10 anos de existência daquela entidade.
Segundo a organização, com a gala que deverá juntar autoridades governamentais, artistas, filantropos e empresários, a Associação Kulemba pretende, entre outros objectivos, angariar fundos para patrocinar cursos profissionalizantes para as raparigas que se destacaram nos concursos literários promovidos pela agremiação e adquirir livros para apetrechamento da biblioteca da Escola Básica do Aeroporto, na Cidade da Beira.
Assim, o evento terá três momentos distintos, designadamente, apresentação da Kulemba e das suas conquistas ao longo de uma década, a distinção dos seus fiéis patrocinadores e um leilão de obras de artes plásticas.
O leilão, adianta um comunicado de imprensa, conta com o apoio dos artistas Naguib, Silva Dunduro, Walter Zand e Alexandre Dunduro, que cederam as suas obras, devendo o valor das vendas reverter-se a favor das causas da Associação Kulemba.
A Associação Kulemba foi fundada em 2015, com o objectivo de promover essencialmente a literatura em ascensão, bem como desenvolver a produção literária no seio da comunidade infanto-juvenil.
Em Maio de 2024, a agremiação foi distinguida, pelo Governo da Província de Sofala, como a melhor instituição literária local.
Actualmente, a Associação Kulemba encabeça algumas das mais importantes iniciativas literárias do país, designadamente, o Prémio Literário Mia Couto, o Festival do Livro Infanto-Juvenil (FLIK), o Prémio Nacional de Literatura Infanto-Juvenil, a Revista Soletras e a Feira do Livro da Beira (FLIB).