O País – A verdade como notícia

Assane Cadry estreia-se com “O encanto da poesia” pela Editorial Fundza

Às 18 horas desta terça-feira, na Livraria Fundza, Cidade da Beira, Assane Cadry estreia-se com o lançamento do seu livro O encanto da poesia, editado pela Editorial Fundza.

De acordo com a nota de imprensa da Fundza, a obra de estreia de Assane Cadry pretende fazer da poesia uma ferramenta que permite ao leitor participar na construção dos sentidos textuais. A pensar nisso, o poeta da Editorial Fundza decidiu não intitular nenhum poema, de modo a não induzir o seu leitor na interpretação.

No livro de Cadry, há um encanto permanentemente retratado nos textos: o amor. Segundo acredita o autor, o amor é fundamental para a sua construção poética e para a estabilidade da sociedade moçambicana. Nesse sentido, o amor, em Cadry, está ligado a alguma fonte. Na verdade, a fonte encontra-se na mulher, daí a capa do seu primeiro livro fazer referência, em jeito de ilustração, às musas que o comovem no exercício poético.

O encanto da poesia foi seleccionado na primeira chamada literária da Editorial Fundza e precisou de muito tempo para amadurecer. Os primeiros textos foram escritos a aproximadamente 20 anos, de forma desinteressada. No entanto, quando, recentemente, o autor soube da chamada da Fundza, decidiu submeter os seus textos e, com efeito, foram aprovados para a edição.

Assane Cadry começou a escrever poesia na sua cidade natal, Chimoio, onde deu passos importantes no Núcleo dos Escritores de Manica. Mais tarde, passou a viver na Cidade da Beira. É a partir da capital de Sofala que lhe chega a possibilidade de editar o seu primeiro livro pela Editorial Fundza, depois de, a alguns anos, ter tido uma oportunidade de participar numa colectânea poética publicada pela mesma editora.

Assane Cadry nasceu a 18 de Agosto de 1986, na Cidade de Chimoio, Província de Manica. É formado em Contabilidade, pela Universidade Zambeze (UniZambeze). Actualmente, é estudante de Direito, na Universidade Licungo (UniLicungo), na Cidade da Beira. O encanto da poesia é o título do seu livro de estreia.

Nesta terça-feira, O encanto da poesia, de Assane Cadry, será apresentado por Nelson Saul.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos