Há infâncias que nascem condenadas. Crescem com as asas aparadas, cercadas por muros invisíveis que proíbem o voo. Em muitos contextos africanos, incluindo o moçambicano, as crianças continuam a ser empurradas para gaiolas sociais onde os sonhos não têm espaço, onde a liberdade é um luxo negado, e onde o simples acto de imaginar pode ser visto como um desvio.
É nesta paisagem que O Caçador de Pássaros, de João Baptista, se torna mais do que uma
história de um menino que persegue pássaros, ou seja, torna-se um espelho social que reimagina a infância como espaço de voo e de libertação.
Benjamin, o menino protagonista,“vai à escola com sua sacola de sonhos. Mas não entra na
sala de aulas. Porque o menino gosta de caçar pássaros”. Com efeito, ele escapa porque as práticas educativas vigentes não lhe oferecem asas, todavia, deveriam ser o solo fértil para o florescimento das infâncias, e aqui aparecem como um ambiente incapaz de dialogar com a espontaneidade, com a criatividade e com os interesses genuínos das crianças.
“O passarinheiro ergueu uma casa na rua. Abandonou a nobreza de sua família. Transformou-se em menino de rua”.
A passagem ecoa fortemente na realidade moçambicana e africana, onde, não raras vezes, persistem métodos educativos que ainda não consideram plenamente as especificidades culturais, emocionais e sociais dos petizes, e onde, por vezes, estas são conduzidas por caminhos que limitam o seu pleno desenvolvimento e o direito de explorar o próprio voo.
A obra desdobra-se como uma metáfora sobre o direito à liberdade, especialmente o direito da criança a sonhar, a brincar, a explorar o mundo sem as correntes que em muitas realidades sociais, se manifestam sob a forma de violência, trabalho forçado ou discriminação. Em muitas comunidades, as crianças são ainda hoje subjugadas: forçadas a sustentar as suas famílias, vítimas de abandono ou alvos fáceis de abusos.
Como Benjamin, essas crianças olham para o céu e desejam voar, mas encontram ninhos vazios onde deveria haver protecção e habitação da esperança.
João Baptista constrói, com subtileza, uma história que vai além da aventura infantil. Ao mostrar que o ninho que Benjamin procura está vazio, torna-se inevitável questionar: quantos espaços criados para acolher crianças — escolas (como se vê em escolas rurais onde crianças abandonam os estudos por falta de incentivo), lares, comunidades — estão hoje vazios de afecto e responsabilidade? Como Paulo Freire alertou, “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor”. É este vazio — de cuidado, de compromisso e de liberdade — que alimenta uma sociedade que promete, mas não entrega.
Que se diz protectora, mas permite que as crianças se percam, se cansem, se tornem adultos antes do tempo.
A amizade entre Benjamin e o pássaro Pinguim, personagem de aura mágica, oferece um respiro poético à narrativa. É Pinguim quem ensina Benjamin que nem todas as caçadas são bem-sucedidas, que há dias de vitória e de derrota, e que o voo pode nascer até da tristeza.
Através desta relação, o autor convoca-nos a olhar para as crianças como seres capazes de resiliência, entretanto, ainda assim, necessitam de redes de protecção e de contextos onde a sua imaginação e os seus direitos sejam respeitados.
As ilustrações de Walter Zand, que acompanham a obra reforçam este universo de encantamento e liberdade, permitindo que o leitor, viaje com Benjamin, voe com ele, sinta o
sabor do vento e das folhas. Este aspecto visual amplifica o impacto da narrativa, tornando-a ainda mais eficaz como ferramenta de reflexão social e educativa.
Num olhar menos convencional percebe-se que o foco quase exclusivo em Benjamin e Pinguim torna o universo da história algo solitário. Seria importante inserir personagens ou animais de traços distintos (corajoso, tímido, curioso, preguiçoso), o que poderia enriquecer a narrativa e espelhar melhor a diversidade das crianças.
Por outro lado, nota-se a falta de aspectos que permitam tirar lições possíveis de aplicar em
sua vida cotidiana — como a importância da persistência, solidariedade ou da educação. Desta forma, poderia haver uma frase ou imagem que contasse o sonho de Benjamin a um gesto concreto — por exemplo, voltando a escola ensinando outras crianças a cuidarem dos
pássaros.
Ainda assim, há na obra, esperança. E essa nasce quando entendemos que as crianças não precisam fugir para serem livres. Urge criar espaços férteis e alegres onde possam aprender, sonhar e voar. É possível substituir as gaiolas por jardins. É possível ensinar a ganhar e a perder sem violência. É possível construir um mundo onde o voo seja um direito e nunca um privilégio.
João Baptista oferece-nos, assim, uma história que é simultaneamente simples e revolucionária. Convida-nos a questionar: quantos Benjamins conhecemos? Ou então, quantas crianças foram impedidas de voar porque as suas asas foram cortadas pela pobreza, pelo preconceito, pela negligência social?
O Caçador de Pássaros, portanto, é um chamado para que as comunidades, as famílias e as instituições revisitem os seus papéis no cuidado das infâncias. Benjamin aprendeu a voar, e ao leitor, cabe a tarefa de garantir que nenhuma criança precise primeiro fugir ou chorar para descobrir as suas asas.