A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, recebeu, sexta-feira, o Ministro do Turismo e Meio Ambiente do Reino de eSwatini, Moses Vilakati. A reunião, na Cidade de Maputo, teve como objectivo discutir e encontrar conjuntamente caminhos para o reposicionamento do sector, para o alinhamento das acções de cooperação no domínio da cultura e turismo e para a fortificação dos laços de cooperação bilateral e de amizade entre a República de Moçambique e o Reino de Eswatini.
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério da Cultura e Turismo, o assunto de maior destaque foi a recuperação do turismo. De forma
unânime, os dois governantes falaram do PROGRAMA TRILAND, que decorreu recentemente, abrangendo Moçambique, Eswatini e Mpumalanga (África do Sul), como destino turístico único.
De igual maneira, Eldevina Materula e Moses Vilakati ambos concordaram que a iniciativa constitui uma oportunidade bastante forte para promover o turismo dos países envolvidos e que os resultados já começaram a surgir.
O Ministro do Reino de eSwatini saudou o Presidente da República moçambicano, Filipe Nyusi, pelas medidas anunciadas, recentemente, que visam facilitar e criar condições para o restabelecimento da economia.
As partes falaram da fraca conectividade entre os países africanos e da pretensão de se criar uma feira da SADC para uma maior e melhor aproximação.
Ficou a intenção de Moçambique e Reino de Eswatini reverem os acordos de cooperação outrora assinados de modo a reactivá-los.
A Ministra moçambicana fez referência à realização do FIKANI, que terá lugar brevemente, em Maputo, aproveitando a ocasião para convidar Eswatini a expôr as suas atracções turísticas e de negócios. A dirigente destacou ainda o potencial turístico de que África detém bem como a necessidade de se investir muito no turismo, sendo este evento uma janela aberta para intercâmbio, captação de investimentos e visibilidade do Turismo de Moçambique e de África.
Por sua vez, o Ministro de Eswatini convidou a sua homóloga para participar no festival Marula, em Fevereiro do próximo ano.