O projecto de construção das valas de drenagem na Baixa da Cidade de Maputo e nalguns bairros da capital do país arranca em Julho deste ano. Para estas obras, o Município de Maputo pediu ao Banco Mundial um acréscimo de 50 milhões de dólares ao valor total do projecto de requalificação da cidade, que é de 100 milhões de dólares.
Pode ser um fim à vista ou, pelo menos, minimização das inundações de alguns bairros da capital do país sempre que chove.
Sucede que está previsto, para dentro de dois meses, o início da construção de valas de drenagem na “Baixa” e nalguns bairros da Cidade de Maputo.
“Foi lançado o concurso público há duas semanas, o que significa que estamos agora a receber manifestação de interesse das empresas que irão ocupar-se desta obra, que se prevê que se inicie em Julho, tendo em conta o cronograma, mas isso dependerá também do processo que vier”, revelou Victor Mabeia, responsável pelo projecto no Município de Maputo, acrescentando que tal vai envolver Chamanculo e outros bairros arredores.
Para a execução destas obras, o Município de Maputo disse que os 100 milhões do projecto de requalificação da cidade não serão suficientes. “O Banco Mundial aprovou mais 50 milhões de dólares adicionais aos 100 para, sobretudo, cobrir as questões de drenagem na Cidade de Maputo. Não será apenas a área da Baixa como inicialmente estava na componente dessa actividade, como também outras áreas da cidade que requerem uma intervenção acelerada sobre a componente da drenagem”, justificou Victor Mabeia.
Ainda no âmbito do projecto financiado pelo Banco Mundial, prevê-se o início, dentro de três semanas, de instalação de iluminação pública em 20 bairros e limpeza das valas de drenagem.