O País – A verdade como notícia

Arranca a 12 de Outubro incremento das descargas nas barragens

Foto: O País

A Administração Regional das Águas do Sul (ARA-SUL) vai aumentar a descarga de água nas barragens dos Pequenos Libombos e de Massingir, a partir do dia 12 de Outubro. A ARA-SUL diz que a medida visa minimizar o impacto das cheias.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a ocorrência de chuvas normais, com tendências para acima do normal, nesta época chuvosa.

Para reduzir o impacto das cheias, a Administração Regional das Águas do Sul vai aumentar a descarga de água nas barragens dos Pequenos Libombos e de Massingir, a partir de 12 de Outubro.

“O objectivo principal é garantir a segurança das infra-estruturas e criar capacidade de armazenamento. Não se prevêem vários impactos. Por isso, estamos a fazer descargas graduais”, disse Leonel Bila, representante do departamento dos Recursos Hídricos da ARA-SUL, explicando que “todas as barragens estão com volumes altos”.

Segundo a ARA-SUL, a Barragem dos Pequenos Libombos tem um nível de enchimento de 89% e a de Massingir de 75%.

Com o trabalho, o incremento das descargas na barragem dos Pequenos Libombos passa dos actuais 6,3m3/s para 20 m3/s, e, na barragem de Massingir, o incremento passa dos actuais 44,23 m3/s para 100 m3/s.

“Apelamos à sociedade para que tome medidas de precaução, evitando a travessia dos rios, a prática de actividades nos leitos dos rios durante a época chuvosa e recomendamos, igualmente, o acompanhamento de toda a informação hidroclimatológica que será divulgada pelas entidades competentes”, acrescentou Bila.

O incremento das descargas nas barragens dos Pequenos Libombos e de Massingir vai decorrer até meados de Dezembro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos