O País – A verdade como notícia

Armindo Tiago falhou a promessa de aquisição das máquinas de tomografia para hospitais centrais

Foto: O País

O ministro da Saúde não cumpriu a promessa de alocação de duas máquinas de tomografia, mais conhecidas como TAC, aos hospitais centrais até finais de Março deste ano. Armindo Tiago diz que, no lugar disso, o MISAU preferiu comprar as máquinas de ressonância.

A promessa foi feita no mês de Novembro do ano passado pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, durante mais uma sessão de perguntas ao Governo na Assembleia da República.

“Até o 1º trimestre de 2023, vamos alocar a todos os hospitais centrais uma TAC adicional. Portanto, cada hospital vai ter duas TAC, para evitar que, quando uma avaria, as pessoas tenham que pagar 20 mil Meticais em hospitais privados”, respondeu Tiago, na referida sessão, quando questionado pela bancada da Renamo sobre a falta de máquinas que façam a Tomografia  Axial Computorizada (TAC).

Entretanto, cerca de um mês após o fim do prazo estabelecido para a alocação das máquinas, não há, em nenhum dos quatro hospitais centrais existentes no país, máquinas adicionadas.

Armindo Tiago disse ao “O País” que os recursos foram usados para outros fins, a começar pela maior unidade sanitária, o Hospital Central de Maputo.

“Quando nós fizemos a afirmação, a TAC e a ressonância no HCM estavam a funcionar. Depois houve um acto criminal e a ressonância parou de funcionar e a TAC também avariou. A nossa opção foi usar os recursos para reparar as duas máquinas”, disse Tiago.

Para as outras unidades, houve também mudança de planos. Aliás, isto aconteceu para os hospitais centrais da Beira e de Nampula. Em relação a Quelimane, não há espaço para a colocação de uma máquina TAC.

“Em Quelimane, houve destruição, em decorrência da passagem do ciclone Freddy, portanto é improcedente pensar que se pode colocar a TAC nas condições de destruição”, referiu Tiago.

Além de alocar estas máquinas para os hospitais centrais, Tiago garantiu que, até finais de 2023, os aparelhos estarão também disponíveis em todos os hospitais gerais e provinciais. E esta promessa será cumprida ou haverá também desvio de aplicação?

As máquinas de Tomografia Axial Computorizada servem para diagnosticar doenças e anomalias no corpo por via da imagem.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos