O ministro da Saúde, Armindo Tiago, diz que a falta de comida no Hospital Geral José Macamo é da responsabilidade da Direcção da Saúde, da Cidade de Maputo. No entanto, Armindo Tiago afirma que a situação está resolvida.
Há cerca de uma semana, o “O País” noticiou o drama vivido pelos doentes internados no Hospital Geral José Macamo, devido à falta de comida naquela unidade sanitária.
Esta segunda-feira, o ministro da Saúde reagiu e atirou a responsabilidade à Direcção da Saúde da Cidade de Maputo.
“Os hospitais da cidade são da responsabilidade dos órgãos locais, no contexto da descentralização. É fundamental que nós, como Ministério da Saúde, não façamos usurpação de competências. Eventualmente, coordenamos e partilhamos a informação e, neste momento, creio que a situação está controlada”, justificou Armindo Tiago.
Sobre a situação da poliomielite no país, Armindo Tiago garantiu que não há novos casos confirmados da doença, além dos 13 anunciados em Agosto.
“Em princípio, mantém-se o número de casos confirmados e quando as equipas terminarem o trabalho, iremos anunciar quantos outros novos casos foram descobertos”, referiu Tiago.
O país já realizou quatro rondas de vacinação contra a poliomielite e, neste momento, decorrem trabalhos para a identificação de outros possíveis casos.
“A nossa grande preocupação neste momento é na província de Tete, onde registamos maior número de casos de pólio selvagem. Existem acções em curso, especialmente, naquela província e em outras, na perspectiva de procura activa para encontrar novos casos e fazer o controlo rápido da pólio no nosso país”, concluiu Armindo Tiago, ministro da Saúde.