As areias pesadas de Chibuto, da empresa moçambicana Ding Sheng Minerais, está a produzir resultados considerados positivos. A Empresa Moçambicana de Exploração Mineira (EMEM) visitou o empreendimento com o objectivo de aproximar as partes interessadas para um conhecimento mútuo no desenvolvimento do empreendimento e para a criação de uma estratégia de actuação coordenada e integrada nas estruturas sociais e públicas do distrito do Chibuto, lê-se no comunicado enviado à nossa redacção.
De acordo com o projecto inicial, a Ding Sheng Minerais, SA irá ter instaladas duas plantas de processamento de minérios, cada uma com capacidade de 10 mil por dia, altura em que a empresa terá empregado cerca de cinco mil trabalhadores efectivos, dos quais 80 por cento serão cidadãos de nacionalidade moçambicana. Quanto ao escomento dos minérios processados a partir das areias pesadas de Chibuto, perspectiva-se a construção de uma estrada dedicada a partir da mina até Chongoene, onde se projecta a construção de um porto específico para a exportação.
“Hoje foi possível visitar um dos nossos parceiros na região sul de Moçambique, onde o Estado moçambicano é representado pela EMEM. De uma forma geral, saímos daqui satisfeitos com o que vimos”, disse o Presidente do Conselho de Administração da EMEM, SA, Celestino Pedro Sitoe.
Sitoe acrescentou que “Somos parte integrante deste empreendimento e é importante garantir que aspectos como a reassentamento da população e as infra-estruturas de apoio à saúde e à educação, assim como projecto piloto de exploração da mina estejam a seguir o plano determinado e, em alguns casos, superando as nossas expectativas. É preciso melhorar alguns aspectos, sendo que os accionistas concordam com as sugestões dadas após a visita”.
Ainda de acordo com o comunicado, cerca de 290 casas T3 das 494 previstas no projecto já foram ocupadas por famílias que tiveram de ser reassentadas devido à implementação deste projecto de areias pesadas. As residências recebem energia eléctrica e beneficiam do fornecimento gratuito de água através de um sistema de bombagem, tratamento e distribuição de água, que beneficia ainda a população da Vila de Chibuto.
Na nova área residencial, existem cinco salas de aulas provisórias e um bloco administrativo. Igualmente, numa fase provisória está em funcionamento um centro de saúde. Essa área contempla ainda uma igreja e um posto policial.