O País – A verdade como notícia

Arábia Saudita anuncia investigação internacional aos ataques

Depois dos ataques contra as suas principais instalações petrolíferas, a Arábia Saudita anunciou uma investigação internacional e alerta para ameaça iraniana.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita disse que "as ameaças iranianas não atingem apenas o reino (saudita), mas os seus efeitos atingem o Médio Oriente e o mundo".

Apesar de reivindicado pelos rebeldes Houthis, que lutam contra a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita no Iémen, o Governo de Riade deixa a entender que o Irão estará por detrás do ataque e alerta para o efeito da estratégia de Teerão, considerando que a ameaça terrorista ainda não terminou.

O Irão nega as acusações de autoria do ataque, admitindo que tenha sido feito pelos rebeldes Houthis, em legítima defesa, contra os bombardeamentos sauditas no Iémen.

O porta-voz da coligação, Turki al Malki, disse estar convencido de que o ataque não partiu do Iémen, recusando por isso a reivindicação dos rebeldes Houthis, que considera terem feito aquela assunção para servir os interesses iranianos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos