A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) fixou em 250 mil Meticais o prémio de qualificação dos Mambas para o Campeonato Africano das Nações. O órgão reitor do futebol moçambicano vai ainda dar 70 mil Meticais em caso de vitória da selecção nacional diante do Benim, o que significa que, no final, os Mambas poderão encaixar um valor global de 320 mil Meticais.
O apuramento da seleção nacional de futebol para a 34.ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova que se realiza entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano, na Costa do Marfim, garante a todos elementos dos Mambas o valor monetário de 250 mil Meticais.
Para o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, o valor duplica, ou seja, irá receber 500 mil Meticais tal como vem estabelecido no contrato entre as partes.
O valor foi acordado antes mesmo do arranque da fase de qualificação para o CAN entre a direcção da Federação Moçambicana de Futebol e os jogadores, segundo assegurou ao “O País” um dirigente sénior da FMF.
Mas o combinado nacional poderá encaixar mais valores. Dito de outro modo: segundo foi fixado, os Mambas recebem o prémio de 70 mil Meticais em caso de vitória contra o Benim, o que pode significar um valor global de 320 mil Meticais nos seus bolsos.
A Federação Moçambicana de Futebol está, neste momento, aberta aos parceiros privados para o incremento da premiação da selecção nacional que joga uma cartada decisiva no próximo sábado no Estádio Nacional do Zimpeto. É que está em causa a presença dos Mambas, treze anos depois, numa fase final do Campeonato Africano das Nações.
A última vez que o combinado nacional disputou o CAN foi em 2010, em Angola, tendo perdido os três jogos realizados na primeira fase da competição.
Entretanto, a Federação Moçambicana de Futebol vai colocar à disposição 39 mil bilhetes à venda a partir desta quarta-feira. Os ingressos para o duelo Moçambique vs Benim estarão aos preços de 100 e 200 Meticais para as bancadas sol e sombra, respectivamente. A FMF vai ainda vender bilhetes ao preço de 3000 mil Meticais para os camarotes.
MAMBAS CUMPRIRAM MAIS UMA SESSÃO DE TREINOS HOJE
A selecção nacional de futebol cumpre, esta quarta-feira, no campo da Black Bulls, na Matola, terceira sessão de treinos tendo em vista o deulo com o Benim. O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, já poderá contar com todos os internacionais moçambicanos que evoluem no estrangeiro.
Chiquinho Conde contou, na primeira sessão de treinos, segunda-feira, com apenas três dos atletas que evoluem fora de portas, nomeadamente David Malembana e Edmilson Dove.
Com o grupo de trabalho completo, o timoneiro dos Mambas deve acelerar a preparação, afinando a estratégia para atacar esta empreitada decisiva rumo ao CAN do próximo ano.
ENZ APROVADO PARA FASE DE ACESSO AO MUNDIAL
O Estádio Nacional do Zimpeto faz parte dos 54 estádios aprovados pela Confederação Africana de Futebol para acolher os jogos das primeiras duas jornadas das eliminatórias da fase de qualificação para o mundial 2026, que arrancam em Novembro próximo.
A aprovação, segundo explica o comunicado da CAF, é referente apenas para as primeiras duas jornadas da fase qualificativa, que terão lugar entre os dias 13 e 21 de Novembro próximo.
Para as restantes jornadas, a CAF voltará a fazer inspecção aos estádios de modo a aferir se ainda reúnem condições ou não. É que, a aprovação é tomada com base no estado actual do estádio e o nível de conformidade relatado no momento da inspecção.
Recorde-se que Moçambique faz parte do Grupo G, juntamente com as selecções da Argélia, Guiné Conacri, Uganda, Botswana e Somália.