Costa do Sol e Maxaquene protagonizam, esta terça-feira, às 16h00, no pavilhão do Maxaquene, o jogo de destaque da 2.ª jornada da fase de apuramento da zona sul para a Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. Ainda hoje, o Ferroviário de Maputo e a A Politécnica travam argumentos quando forem 18h00.
A “catedral” do basquetebol moçambicano testemunha, hoje, a reedição da final do Torneio de Abertura de Basquetebol na sua edição 2023. Na quadra, Costa do Sol e Maxaquene travam argumentos depois de, há duas semanas, terem protagonizado um jogo emotivo na final do Torneio de Abertura com os “canarinhos” a vencerem por 59-54. Disputado ao limite, este desafio teve no Maxaquene de Hermínio Changule uma equipa atrevida e com disposição para condicionar o seu adversário.
Com um plantel mais vasto, formado por atletas experientes e outros novos valores da modalidade da bola ao cesto, o Costa do Sol somente definiu a sua vitória nos últimos instantes do último quarto do jogo! O Costa do Sol lidera a “Taça Maputo Jogabets 100 Paus” e pretende manter-se na senda das vitórias, mas terá pela frente um conjunto com jovens que querem travar os vice-campeões nacionais.
Nilton Seifane, Danilo Cumbe, Klaus Bunguele, Egídio Zandamela e Francisco Braga são algumas das armas de Miguel Guambe para esta e outras frentes.
Ainda hoje, o Ferroviário de Maputo defronta a renovada A Politécnica, num duelo agendado para as 18h00. Nos jogos diante da A Politécnica, esta temporada, o Ferroviário de Maputo saiu-se melhor vencendo quer no “O Treinador” quer no Torneio de Abertura. O conjunto de Horácio Joaquim Martins reforçou-se em várias posições, sendo de destacar os regressos de Ermelindo “Mindo” Novela e Inélcio “Chirinho” Chire.
Na abertura desta ronda, às 14h00, CD Eagles da Maxixe terá pele frente a UD Boane, duelo que vai opor duas formações teoricamente mais acessíveis desta competição. A fase de qualificação será disputada por 18 equipas nas zonas Sul, Centro e Norte do país.
As cinco melhores classificadas da época passada disputam as “poules” nas suas zonas de origem, enquanto as restantes formações serão seleccionadas em função dos lugares disponíveis (seis no máximo) em cada zona e da sua classificação nos Campeonatos Provinciais da época transacta.
De acordo com a Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB), a entrada de mais do que uma equipa do mesmo campeonato provincial (da mesma província) será baseada no rateio do maior número de equipas a evoluírem nos campeonatos provinciais da zona, e não existindo a possibilidade ou viabilidade de tal acontecer, por opção e descrição da direcção da LMB (“wild card”, equivalente a convite), podendo mesmo ser escolhida uma equipa de outra zona.
QUADRO DE JOGOS:
Terça-feira, 25 de Julho de 2023
14 horas: CD Eagles da Maxixe vs UD Boane
16 horas: Costa do Sol vs Maxaquene
18 horas: Ferroviário vs A Politécnica
Quinta-feira, 27 de Julho de 2023
14 horas: Maxaquene vs UD Boane
16 horas: CD Eagles Maxixe vs A Politécnica
18 horas: Ferroviário vs Costa do Sol
Sexta-feira, 28 de Julho de 2023
14 horas: UD Boane vs Ferroviário
16 horas: Maxaquene vs Eagles Maxixe
18 horas: Costa do Sol vs A Politécnica
Sábado, 29 de Julho de 2023
14 horas: Eagles vs Costa do Sol
16 horas: A Politécnica vs UD Boane
18 horas: Ferroviário vs Maxaquene