O País – A verdade como notícia

Apreendidas mais de 500 estacas de mangal na Beira

As autoridades moçambicanas apreenderam 560 estacas abatidas em um mangal na cidade de Beira, província de Sofala, no período compreendido entre Dezembro do ano passado e início do corrente mês.

A informação é avançada pela AIM que cita o coordenador de fiscalização na Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas de Sofala, César Maphosse.

Em conexão com o caso, foram detidos 12 indivíduos, dos quais cinco na semana passa.

Maphosse lamentou a destruição de mangais na cidade da Beira
“Estes são cidadãos moçambicanos que vivem aqui e estão a destruir as árvores do nosso mangal, isto, claramente, traz efeitos nefastos a natureza. Temos muitas estacas à venda nos mercados. Desconfiamos que provêm dos mangais”, disse.

Segundo a fonte, estas acções visam combater a actividade pesqueira ilegal a nível da província de Soala e destacou a necessidade de mais recursos para impulsionar as actividades inspectivas.

“Com os recursos que temos, procuramos combater o abate do mangal e a pesca com uso ao material inapropriado como redes mosquiteiras, por exemplo”, disse Maphosse, sublinhando que no mesmo período foram destruídas 64 redes e 11 sacos de redes de arrasto.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos