O País – A verdade como notícia

“Fé-Menina” traz Lenna Bahule e Lucrécia Paco

Lenna Bahule e Lucrécia Paco apresentam, às 19 horas de quarta-feira, a performance Fé-Menina, que é uma celebração de universos possíveis relacionados à condição da mulher.

 

O espectáculo foi preparado em apenas um dia e traduz desejo antigo de as duas artistas trabalharem juntas. Finalmente, Lenna Bahule e Lucrécia Paco sentiram que o momento chegou e, por isso, juntaram-se para apresentar a performance Fé-Menina, uma celebração de universos possíveis sobre a condição da mulher.

Nas gravações do espectáculo que deverá ter 20 minutos de duração, este sábado, Lenna Bahule afirmou que a performance resulta de ela e Lucrécia Paco serem duas artistas com muitas afinidades, em termos ideais e criativos. “Além de sermos artistas, sentimos que o que nos une é o facto de sermos mulheres e mães, com jornadas e processos dinâmicos”.

Fé-Menina é uma performance em reconstrução e também realça a fé no universo feminino, tanto que o subtítulo do espectáculo é “universo das celebrações possíveis”. Para Lenna Bahule, a mulher é um estado constante de fé. Então, a performance gravada na Fundação Fernando Leite Couto resume sensibilidades do corpo, explora movimentos, palavras e vozes como Melita Matsinhe e Hirondina Joshua, através da escrita das duas poetisas.

Na performance, Lenna Bahule participa mais com a sua musicalidade, muitas vezes acompanhada por movimentos rítmicos que lembram o gingar das mulheres moçambicanas, quando dançam com  certos níveis de sensualidade. Já a Lucrecia Paco cabe mais dar voz à palavra, com aquele carácter teatral particular. Portanto, o espectáculo das duas artistas é um exercício no qual o texto e a música se encontram com a expressão corporal. Para a actriz, esta experiência “está a ser uma descoberta destas vozes no feminino”.

A performance Fé-Menina pode ser vista às 19 horas de quarta-feira, Dia da Mulher Moçambicana, no Facebook e no YouTube da Fundação Fernando Leite Couto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos