O País – A verdade como notícia

banner_02

Apagão global do sistema Windows cria prejuízos em todo mundo

Foto: Globo

A actualização de um antivírus no sistema Windows bloqueou vários serviços de comunicação e negócios em todo o mundo. As falhas começaram na noite desta quinta-feira, e intensificaram-se durante a madrugada de sexta-feira, antes da Microsoft anunciar o “problema”.

As consequências sentem-se em várias áreas de actividade, particularmente em aeroportos de vários países, o que já levou ao cancelamento de mais de mil voos por todo o mundo, sobretudo na Europa. Entretanto, alguns serviços já começam a recuperar a operacionalidade.

 

França: serviços de comunicação condicionados

Na França, país que vai realizar a partir do próximo dia 26 do mês em curso, os Jogos Olímpicos, algumas companhias aéreas, meios de comunicação, inúmeras empresas e serviços estão a sofrer impactos negativos originados pelo apagão.

De acordo com os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris, o apagão está a afectar os seus sistemas informáticos, segundo cita o Ao Minuto.

“As nossas equipas técnicas foram mobilizadas para limitar o impacto. Ao mesmo tempo, activamos planos de contingência para garantir a continuidade das operações, porque os nossos sistemas informáticos, que funcionam em Windows, foram afectados por esta avaria”, explicou o Comité da Organização do Paris 2024 em comunicado de imprensa.

A companhia aérea Air France disse que alguns voos foram interrompidos em certas escalas do período da manhã.

Já a companhia aérea holandesa KLM, membro do grupo Air France-KLM, anunciou que tinha sido obrigada a suspender “a maior parte das suas operações, uma vez que a falha informática “tornou impossível a gestão dos voos “, cita o Ao Minuto.

Os canais de televisão do grupo TF1 e o Canal +, na França, confirmaram que deixaram de emitir o seu sinal devido ao apagão informática.

 

Espanha: todos 46 aeroportos com limitações

A falha nos sistemas da empresa Microsoft está a causar lentidão nos processos de todos os 46 aeroportos civis da Espanha, país onde também bancos, companhias aéreas, correios e empresas de telecomunicações comunicaram problemas.

A empresa Aena, o maior gestor aeroportuário mundial, responsável, confirmou em comunicados, que “já está já a recuperar alguns dos seus sistemas”.

Nos aeroportos aeroportos de Madrid e Barcelona, os maiores de Espanha, registaram enchentes nas filas de passageiros.

 

Alemanha: bancos com limitações

Além de voos, na Alemanha, as transações bancárias ficaram comprometidas. A informação, foi avançada pelo porta-voz da associação da indústria financeira que também assegurou que “já estão resolvidas as interrupções nos bancos alemães”.

Também aproveitou para escalrecer que o apagão está relacionado com uma “atualização defeituosa”. “Este não é um incidente de segurança ou ataque informático” foi “uma falha encontrada numa única atualização de conteúdo para utilizadores do Windows 365“, explicou o ministério do Interior da Alemanha.

 

Solução do apagão global do sistema Windows “está próxima”

A Microsoft disse esta sexta-feira que prevê que a falha informática causada pela Crowdstrike, um dos fornecedores da sua tecnologia de actualização de antivírus, esteja quase a ser resolvida.

“Estamos conscientes de um problema que afecta os dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros. Prevemos que uma resolução esteja próxima”, referiu fonte oficial da Microsoft, num esclarecimento enviado aos meios de comunicação social, cita a Lusa.

Numa mensagem com o título, “Degradação de serviço”, a Microsoft, também explicou aos utilizadores que alguns serviços estarão inacessíveis. “podem não conseguir aceder a várias aplicações e serviços Microsoft 365”, lê-se no documento citado pela Lusa.

Ainda na Alemanha, um porta-voz da associação da indústria financeira revela que estão resolvidas as interrupções nos bancos alemães.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos