O árbitro António Sitoe foi nomeado pela FIBA-África para dirigir jogos do grupo “D”, divisão “leste”, da fase de qualificação para a Liga Africana de Basquetebol (BAL), competição a decorrer de 20 a 24 de Outubro, em Gaborone, Botswana.
De forma tímida, os árbitros de basquetebol moçambicano voltam a estar na órbita da FIBA-África, depois de um período de “seca” de cerca de um ano e meio sem nomeações para provas continentais da modalidade da bola ao cesto.
No mesmo mês em que Nilton Macamo apitou, em Antananarivo, Madagáscar, jogos do grupo “E” da divisão Este da fase de qualificação para a BAL, eis que o compatriota António Sitoe foi indicado pelo órgão reitor do basquetebol africano para dirigir também partidas da “Road to BAL”.
Sitoe faz parte de um grupo de oito árbitros indicados para apitar partidas do grupo “D”, divisão “leste”, competição que irá contar com a participação do Dolphins BBC (Botswana), Unami Wolves (Namíbia), Munali Suns (Zâmbia) e JBC (Zimbabwe).
Trata-se de David Manuel (Angola), Thato Tema (Botswana), Erick Otiemo (Quénia), Sara Elsharnouby (Egipto), Walelign (Etiópia), Jerôme Dennis (Maurícias) e Didier Gaga (Ruanda). A FIBA-África indigitou ainda Hamad Balgira (Ruanda) e Marie Leslie (Maurícias) como delegado técnico e supervisor de árbitros, respectivamente.
A primeira etapa de acesso à BAL irá comportar cinco grupos que estarão sedeados em igual número de países, sendo que classificado desta fase qualifica-se para a “Elite 16”.
Com várias nomeações desde que adquiriu a carteira internacional, António Sitoe já apitou os VII Jogos da CPLP, evento realizado na capital do país, tendo ainda sido nomeado para a segunda janela de qualificação para o “Afrobasket” 2021, em Harare, Zimbabwe.
Conta com várias finais apitadas ao nível nacional quer ao nível dos masculinos quanto femininos. Fora de portas, Sitoe já apitou partidas da Basketball National League (BNL), na África do Sul.
Recentemente, o árbitro internacional de basquetebol, Nilton Macamo, foi nomeado pela FIBA-África para dirigir jogos do grupo “E” da divisão Este da fase de qualificação para a Basketball África League (BAL), prova realizada entre os dias 6 a 8 de Outubro, em Antananarivo, Madagáscar.
O certame vai contar com a participação do COSPN (Madagáscar), Ushindzi Club (Comores), Roche-Bois Warriors (Maurícias) e Beau Vallon Heat (Seychelles).