O País – A verdade como notícia

António Guterres pede fim de armas nucleares

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) pediu aos líderes mundiais para removerem as armas nucleares dos seus depósitos. O apelo foi feito, esta sexta-feira, no Japão a propósito do aniversário da queda da bomba atómica em Hiroshima, escreve o Observador.

António Guterres disse, esta sexta-feira, em Hiroshima que a humanidade está “a brincar com uma arma carregada” nas atuais crises nucleares, num discurso no 77.º aniversário do bombardeamento atómico dos EUA no Japão.

Na ocasião, o líder da ONU lembrou que há setenta e sete anos, dezenas de milhares de pessoas foram mortas de uma só vez nesta cidade. Mulheres, crianças e homens foram incinerados num incêndio infernal.

“Os edifícios transformaram-se em pó. Os sobreviventes foram amaldiçoados com um legado radioativo de cancro e outras doenças”, acrescentou Guterres.

“Hoje, as crises com tons nucleares estão a alastrar rapidamente, desde o Médio Oriente à península coreana, passando pela invasão russa da Ucrânia. A humanidade está a brincar com uma arma carregada”, disse Guterres, repetindo avisos feitos esta semana numa conferência de signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear em Nova Iorque.

Durante os últimos dois anos, segundo a SIC Notícias, as comemorações do atentado de Hiroshima, com a presença de sobreviventes, familiares, funcionários japoneses e alguns dignitários estrangeiros, têm sido realizadas de forma limitada por causa da COVID-19.

A cerimónia de sábado foi mais significativa. A ameaça nuclear tem assombrado as pessoas desde que a Rússia invadiu a vizinha Ucrânia em fevereiro. O embaixador da Rússia no Japão não foi convidado para a cerimónia, mas visitou Hiroshima na quinta-feira para depositar uma coroa de flores em honra das vítimas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos