Abreu Muhimua e António Engless foram indigitados, recentemente, pela FIBA-África como comissário e árbitro da Divisão Leste do torneio de qualificação para a quinta edição da Basketball Africa League (BAL), certame a decorrer de 15 a 20 de Outubro corrente, na Tanzânia.
Os moçambicanos devem entrar em acção na prova que vai movimentar sete formações, nomeadamente, Ushundzi (Comores), Hawassa City (Etiópia) , Nairobi City Thunder (Quénia) , G.N.B.C (Madagáscar), JKT Stars (Tanzânia) e Beau Vallon Hear (Seychelles )
Os dois primeiros classificados de cada grupo (quatro, no total) avançam para a Elite 16, que se vai realizar em duas cidades: Abidjan, Costa do Marfim (5 a 10 de Novembro), e uma segunda cidade-sede, que será confirmada posteriormente.
Em 2019, na Tailândia, é indicado delegado técnico do Campeonato do Mundo de basquetebol feminino Sub-19, competição na qual Moçambique esteve representado pela primeira vez na sua história. Dois anos depois, ou seja, em 2021, voltou a ser indigitado pelo órgão reitor do basquetebol mundial como delegado técnico do Campeonato do Mundo de masculino sub-17, na Letónia.
De resto, Abreu Muhimua é o único árbitro moçambicano a apitar os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia, e 2008, em Pequim, na China, para além de um Mundial de Basquetebol no Japão, em 2006.
Didáctico, Abreu João começou a apitar em 1984, na província de Nampula.
Ao longo da sua brilhante carreira, apitou jogos da final das mais importantes competições de África, nomeadamente “Afrobasket’s” masculino e feminino, Taça dos Campeões Africanos em ambas categorias e eliminatórias para os Jogos Olímpicos e Mundial.
Abreu João conta, no seu currículo, com participações nos “Afrobaskets” de Marrocos, Abuja, Argélia, Angola, Líbia, Madagáscar.
Mais: fez parte de uma lista restrita de árbitros que dirigiram jogos da Copa Diamante, em 2008, assim como as Universidades Mundiais da Coreia do Sul.
Já António Engless foi nomeado, em 2022, pela FIBA-África para dirigir jogos da primeira ronda do torneio de apuramento à terceira edição da Liga Africana de Basquetebol, prova a realizada entre os dias 25 a 30 de Outubro, em Dar es Salam, Tanzânia.
No alto dos seus 36 anos, foi um dos oito árbitros neutros indigitados pela FIBA-África para a referida janela de qualificação à BAL.
Em Dezembro de 2021, António Englesse, juntamente com os compatriotas Nilton Macamo Maria Liliana, apitou jogos da fase de apuramento da zona VI de acesso aos “Afrobasket’s” masculino e feminino na categoria sub-18, em Maseru, Lesotho.
Com a carteira de internacional (“black license”) homologada em Setembro do ano passado último por um período de dois anos (2021 -2023),
António Englesse dirigiu os VII Jogos da CPLP, evento realizado na capital do país.
Outrossim, foi nomeado para a segunda janela de qualificação para o “Afrobasket” 2021, em Harare, prova cujos jogos tiveram lugar em Harare, Zimbabwe.