Em representação do presidente da maior formação política da oposição no país, Ossufo Momade, André Magibire fez parte de uma caravana pelas ruas e avenidas da cidade da Matola.
No mercado Malhampswene, onde dirigiu um comício, o político mostrou-se confiante na vitória da Renamo e do seu candidato à Presidência da República. Disse que, desta vez, não haverá espaço para roubo de votos, tal como alegadamente aconteceu em 2014.
“Agora, vamos prestar muita atenção. De 2014 até hoje estamos a ser mal governados por aqueles que roubaram os nossos votos. Esses senhores nos mergulharam numa pobreza absoluta por terem contraído dívidas sem o consentimento do povo moçambicano. Quem contratou as dívidas ocultas? Não estou a ouvir bem, quem foi? Quem está a sofrer por causa das dívidas? São de que partido?”, questionou André Magibire, numa interacção com a população.
O secretário-geral da Renamo disse ainda aos eleitores que com a governação de António Muchanga, que concorre a governador da província de Maputo, e de Ossufo Momade, os problemas sociais básicos irão acabar.
“Neste momento, o que estamos a assistir neste país” é uma governação “por corruptos que estão a estragar tudo. A educação já não é de qualidade. Se formos a pegar um jovem da décima segunda classe e compará-lo com um idoso da terceira classe do antigo sistema vão perceber que o idoso sabe melhor escrever que o jovem. Por isso, nós estamos aqui para pedir o vosso voto, para votarem no nosso candidato presidencial Ossufo Momade. E para o cargo de governador da província de Maputo o vosso candidato é António Muchanga”, indicou Magibire.
Outra promessa da Renamo é a aposta no ensino técnico-profissional. De acordo com Magibire, “quando a Renamo e o seu candidato presidencial ganharem (as eleições), nós vamos melhorar as condições de ensino. Se calhar podem perguntar como é que faremos! Não se pode falar de empreendedorismo sem que se crie condições. Nós vamos potenciar o ensino técnico-profissional”
Melhoria das condições de trabalho e salariais de polícias, professores e profissionais de saúde foram outras promessas deixadas pelo secretário-geral da Renamo.
Lembre-se que a campanha eleitoral que iniciou último sábado terá duração de 43 dias.