O País – A verdade como notícia

“Alvi-negros” recebem “canarinhos” para Taça de Moçambique

Fotos: O País

A fase regional da Taça de Moçambique prossegue esta quarta-feira, depois de se ter iniciado semana passada, com a disputa de três jogos, sendo dois na zona Sul e um no Centro. O jogo de destaque é o que vai envolver o Desportivo Maputo e o Costa do Sol, em Maputo.

O embate entre Desportivo Maputo e Costa do Sol é o de destaque deste segundo dia de disputa dos jogos da fase regional da Taça de Moçambique, segundo ditou o sorteio realizado em Julho passado pela Federação Moçambicana de Futebol.

Um jogo de cartaz e de grande risco para as duas colectividades, tendo em conta a grandeza dos dois clubes e o histórico entre ambos. Mesmo estando a disputar campeonatos diferentes, com o Costa do Sol na primeira divisão e o Desportivo Maputo no Campeonato Provincial da segunda divisão, este embate sempre promete.

Em termos de confrontos directos, para além dos vários jogos da Taça de Moçambique e dos campeonatos provinciais – os torneios de abertura e da cidade, no Moçambola, o principal campeonato do país – nas últimas 16 partidas, os “canarinhos” levam vantagem ao vencer nove jogos, contra três dos “alvi-negros”.

Houve ainda registo de quatro empates.

Nos confrontos para a edição 2021 do Moçambola, antes da descida de divisão dos “alvi-negros”, o Costa do Sol venceu os dois jogos, por 1-0 e 2-0 respectivamente. A última vitória do Desportivo Maputo diante do Costa do Sol data de Junho de 2019, antes da COVID-19, por 2-1. Aliás, é a única vitória dos últimos oito confrontos entre as duas colectividades.

Desportivo Maputo vs Costa do Sol é uma partida que arrasta milhares de espectadores aos campos, tendo em conta o número de adeptos que cada uma das duas equipas têm. Adeptos fervorosos que vão aos campos em busca de espectáculo e de apoio para os seus jogadores.

Clubes históricos que já conquistaram os principais troféus do país, com destaque para os “canarinhos”, que são os maiores vencedores da Taça de Moçambique. A turma orientada por Artur Semedo já conquistou a prova por 13 ocasiões, a última das quais em 2018, a revalidar o troféu conquistado em 2017.

Já o Desportivo Maputo conquistou a prova duas vezes, nomeadamente em 1981 e 2006, facto que lhe dá poucas esperanças de chegar ao mais longe possível.

Aliás, a campanha que os “alvi-negros” estão a fazer na segunda divisão, onde somam derrotas atrás de derrotas, deixa muito a desejar, e o Costa do Sol pode aproveitar-se deste facto para aplicar uma boa cabazada na águia negra.

As duas equipas vêm de resultados negativos na última partida pelos respectivos campeonatos. O Costa do Sol perdeu na deslocação para a Beira, diante do Ferroviário local, por 3-1, um resultado que foi aceite pela equipa técnica, pese embora não ter estado nas suas previsões. Uma derrota que custou a segunda posição, perdida para a Black Bulls.

Já o Desportivo Maputo perdeu diante do seu arquirrival e vizinho, Maxaquene, por uma bola sem resposta, para a segunda divisão da Cidade de Maputo, um resultado que deixa a equipa na 10ª posição.

Para chegar a esta fase, os “canarinhos” deixaram para trás o 1º de Maio de Maputo, num jogo em que tiveram dificuldades para sair vitoriosos, por uma bola sem resposta, com Jorge a ser o salvador, de grande penalidade.

Os “alvi-negros” tiveram que ir às grandes penalidades para eliminar a Liga Desportiva de Maputo, e isso pode ser uma motivação para o jogo com o Costa do Sol.

Mas Taça é Taça e todas as surpresas são esperadas.

 

“LOCOMOTIVAS” DE MAPUTO VÃO A CHIBUTO

Ainda na zona Sul, o Ferroviário de Maputo tem uma deslocação difícil para a província de Gaza, concretamente para Chibuto, onde vai defrontar a turma local. Uma deslocação que deixa cautelosa a equipa técnica que não vai querer facilitar, até porque o Clube de Chibuto não é qualquer equipa.

No confronto directo, há um equilíbrio motivador para a turma de Gaza, que disputa o campeonato provincial da segunda divisão. Em 16 jogos, há registo de cinco vitórias para cada lado e seis empates.

Nos últimos quatro confrontos entre ambos, os “locomotivas” da Capital venceram dois jogos, um deles de goleada, e dois empates, ambos em Chibuto. Resta saber como Jean Loscuito preparou a equipa para esta deslocação. Até porque os “guerreiros” de Gaza assumem o desejo de fazer história e entrar para a fase nacional da segunda maior competição do país.

Ao nível dos respectivos campeonatos, os “guerreiros” de Gaza seguem na segunda posição, com 20 pontos, atrás do Clube de Gaza, líder com mais dois pontos. Na última jornada, o Clube de Chibuto venceu o Desportivo de Mabalane por duas bolas sem resposta.

A motivação da turma de Gaza é também a mesma do Ferroviário de Maputo. É que os “locomotivas” também venceram, mas ao seu homónimo de Nampula por uma bola sem resposta. Um resultado que fez a turma de Loscuito ascender à quarta posição do Moçambola.

Um embate que vai levar muitos amantes do futebol, principalmente os adeptos de Chibuto, os chamados “xiwa niku pfuka” ao campo de Chibuto, palco que não acolhe o Moçambola desde 2019.

 

FERROVIÁRIO DA BEIRA VAI A TETE

Para fechar o segundo dia dos oitavos-de-final da Taça de Moçambique, um embate da zona Centro. Bagamoio de Tete recebe o Ferroviário da Beira, num jogo em que os “locomotivas” de Chiveve são claros favoritos.

Aliás, a vitória alcançada domingo passado, diante de um colosso do futebol moçambicano – o Costa do Sol – abre espaço para a turma de Wedson Nyirenda pensar num resultado não só bom, mas com números gordos, tal como fizeram à União Desportiva do Songo e à Black Bulls.

O Bagamoio de Moatize, de Tete, espreita um lugar na poule de apuramento ao Moçambola 2023, e isso pode mexer com a sua motivação, já que venceu no fim-de-semana ao 3 de Fevereiro de Chingodze por 1-3, fora de portas. Um segundo lugar com os mesmos pontos do líder e que colocam a turma de Tete mais motivada.

A grandeza do Ferroviário da Beira terá que ser provada dentro das quatro linhas, esta quarta-feira.

Para fechar esta fase da Taça de Moçambique faltará disputar dois jogos – os embates entre Baía de Pemba e Ferroviário de Nacala – no próximo dia 28 de Agosto, pela zona Norte, mesma data em que Sumeia de Mocuba da Zambézia recebe o FC Soalpo de Manica, pela zona Centro, e o Estrela Vermelha de Maputo marca encontro com Associação Desportiva de Vilankulo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos