O País – A verdade como notícia

Álvaro Carmo Vaz publica “Um rapaz tranquilo”

“Um rapaz tranquilo – memórias imaginadas” é o título do livro de Álvaro Carmo Vaz que será lançado no dia 15 deste mês, às 17h00, no Auditório do Edifício-Sede do BCI, na cidade de Maputo.

De acordo com o ensaísta Eugenio Lisboa, citado em comunicado de imprensa pela editora que publica o livro, Marimbique, “Um rapaz tranquilo”  é um belo e comovente romance. “A obra cruza uma narrativa ficcional com um excurso memorialista de grande interesse, em Moçambique, no período imediatamente anterior e ulterior à independência do país. O texto é uma pungente história de amor na qual se traça o percurso de uma geração que sonhou com a independência e se entregou à tarefa de construir um país novo. É também, por isso, um importante exercício de memória, tão relevante quanto crucial nos dias de hoje”, avança a Marimbique.

Álvaro Carmo Vaz é engenheiro civil de formação, tendo feito a sua carreira na Universidade Eduardo Mondlane (antes Universidade de Lourenço Marques), onde atingiu a categoria de Professor Catedrático. Na sua área de especialidade, Hidrologia e Gestão da Água, é autor de dezenas de textos científicos e técnicos e co-autor do livro “Hidrologia e Recursos Hídricos”.

Sobre o livro, Luís Bernardo Honwana, na nota introdutória, escreve, segundo a Marimbique: "Um rapaz tranquilo", as primícias literárias de Álvaro Carmo Vaz, reconstitui, pela primeira vez entre nós, um roteiro que sempre permaneceu subentendido e, corajosamente, trá-lo a debate como uma das muitas dimensões da nossa pluralidade.”

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos