O País – A verdade como notícia

Aluno do Xiquitsi Estevão Chissano estreia primeira oração na temporada deste ano

Foi durante a conferência de impressa de hoje que instrumentistas e coristas interpretaram o clássico “Aleluia” de Handel, deixando maravilhado um modesto público no Teatro Avenida, em Maputo. A breve apresentação era um aperitivo para o lançamento da primeira série 2017 da Temporada de Música Clássica de Maputo.

Mas não foi somente a pitada de “Aleluia” que entusiasmou jornalistas e parceiros do projecto Xiquitsi. A plateia ficou extremamente empolgada ao saber da boa nova. Estevão Chissano – jovem compositor e aluno do Xiquitsi – vai estrear a sua primeira oração, durante está série. “Chissano estudou composição durante dois anos e para nossa surpresa ele conseguiu compor 30 minutos de música clássica. Algo raro para um iniciante.” Revelou, com satisfação, Kika Materula, Directora-Artística do Xiquitsi.

Indagado sobre as suas pretensões com a composição, Chissano deixou bem claro que: “gostava de ver as pessoas a entrarem na sala e esquecerem os problemas, ao ouvir música clássica. E, quando saíssem tivessem certeza de que tudo vai-se revolver.”

Para está temporada, o projecto convidou três grupos corais, nomeadamente: Juvenil Maria Rivier, Santa Cecília e Sociedade Presbiteriana dos Jovens do Khovo. Além destas vozes, o evento será agraciado pela belíssima voz de Xixel Langa. Esta é a primeira vez que a Temporada de Música Clássica de Maputo vai incorporar a voz nas apresentações.

Contrariando as edições anteriores, a Temporada contará com mais artistas nacionais em palco. E, este ano, o projecto Xiquitsi vai homenagear a cidade das acácias pelos seus 130 anos. Deste modo, passaram pelos palcos da cidade de Maputo cerca de 30 músicos, durante cinco dias.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos