O País – A verdade como notícia

Alta de preços nos fornecedores inquieta comerciantes em Inhambane 

A procura de produtos alimentares subiu este mês na província de Inhambane. Entretanto, a província começa a registar uma ruptura de stock de açúcar nos principais estabelecimentos comerciais.

Inácio Filipe e Ludia Ngoca são gestores de estabelecimentos comerciais na Cidade de Inhambane e disseram ao “O Pais" que tem disponibilidade de todos os produtos de primeira necessidade, mas revelam que o açúcar está a acabar. É que segundo os nossos entrevistados, os fornecedores em Maputo já não tem açúcar para vender e consequentemente o stock começa a chegar ao fim um pouco por toda província.

Com a elevada procura, os comerciantes queixam-se da subida de preços por parte dos fornecedores em Maputo.

“Lá no Maputo os preços estão um pouco altos, os fornecedores subiram de preço, mas nós aqui tentamos de tudo para não subir o preço é sacrificar o consumidor final,”disse um dos nossos entrevistados.

O director provincial da Indústria e Comércio em Inhambane diz que não há motivo para pânico, é garante que a situação está controlada. João Chicanhanza disse que a província tem cerva de 12 mil toneladas de produtos diversos, e para responder a demanda, o stock de produtos é feito regularmente.

Relativamente ao açúcar, João Chicanhanza refere que até este ano as açucareiras ainda não produziram açúcar, daí a ruptura de stock, mas nos próximos dias a situação estará normalizada com o funcionamento das açucareira e aí haverá o aprovisionamento de em toda província.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos