O País – A verdade como notícia

Albie Sachs visita incubadora X-Hub

Um dos mais notáveis juristas e activista sul-africano dos direitos humanos, Albie Sachs, visitou, última sexta-feira, as instalações da X-Hub – Incubadora de Negócios Criativos, na Cidade de Maputo. “Um dos autores da primeira constituição da República da África do Sul democrática, esteve em Moçambique no quadro das celebrações do 42º aniversário da invasão do regime do apartheid à cidade da Matola”, lê-se na nota de imprensa da X-Hub.

Nas instalações da X-Hub, Albie Sachs conheceu a missão, a visão e os propósitos da primeira iniciativa de género ao nível dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Dirigindo-se à direcção, avança a nota de imprensa, e aos colaboradores da X-Hub, Sachs disse que a arte e cultura de Moçambique e da África do Sul têm todas condições criadas para a sua afirmação no mundo. Acrescentou que a história comum dos dois países deve inspirar as novas gerações a encontrarem melhores caminhos para honrarem o legado dos fundadores das nações. “Disse que a arte é um importante instrumento de construção da harmonia, e não tem dúvidas que seria um antídoto para o combate a fenómenos que dividem os povos africanos, citando como exemplo a xenofobia”.

Paulo Chibanga, Director-Geral da X-Hub, descreve a visita da figura histórica da África do Sul do Congresso Nacional Africano (ANC), como sendo a elevação dos ideais do projecto. “Assumimos esta visita como um importante incentivo para que continuemos a juntar sinergias, e contribuirmos para um país melhor através da arte. O percurso de Albie Sachs ensina-nos que a persistência e o trabalho em grupo são dois factores importantes para o sucesso”, disse Chibanga, citado na nota de imprensa da X-Hub.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos