O País – A verdade como notícia

Albânia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU este mês

Foto: Observador

A Albânia assume, este mês, a presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O primeiro-ministro daquele país considerou um “privilégio” o cargo, uma vez que acontece pela primeira vez desde a adesão à organização em 1955.

“Temos o privilégio de dar voz às nossas convicções ao liderar o Conselho de Segurança das Nações Unidas com toda a nossa vontade e paixão”, disse Edi Rama, citado pelo Notícias ao Minuto.

Edi Rama e a ministra dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus da Albânia, Olta Xhaçka, encontram-se em Nova Iorque e participam na quinta-feira no debate do Conselho de Segurança.

“A guerra da Rússia na Ucrânia desafiou a segurança europeia e perturbou a ordem mundial baseada em regras. Não podemos nem devemos acostumar-nos à impunidade”, disse Rama, acrescentando que “a justiça e a paz se complementam”. Para o chefe do governo de Tirana, a Albânia rege-se por princípios e regras.

Rama disse ainda que é urgente actuar agora em nome das vítimas dos conflitos, mas também em nome de convicções próprias por aquilo que une os países no sentido de fazer prevalecer a lei para salvaguardar as acções multilaterais.

A primeira sessão do Conselho de Segurança da ONU sob a presidência albanesa tem como tema “o fortalecimento da prestação de contas e a justiça pelas graves violações do direito internacional”.

Em Junho de 2021 a Albânia foi eleita, pela primeira vez, membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU por um período de dois anos (2022-2023).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos