A selecção sénior masculina de basquetebol ainda não tem a confirmação da sua participação nas eliminatórias de acesso ao Afrobasket 2025. A prova terá lugar de 23 a 25 de Novembro, no Senegal. A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) necessita de oito milhões de meticais para viabilizar a participação da equipa nesta prova, valor que, no entanto, ainda não tem.
Moçambique arrisca-se a uma suspensão de dois anos pela FIBA-África, caso não averbe a sua participação nas eliminatórias de acesso ao Afrobasket 2025, agendadas entre os dias 23 e 25 de Novembro próximo.
“É nossa obrigação participar, a não participar desta eliminatória estamos dois anos fora. Mas, se não conseguimos levar a seleção, não podemos fazer das tripas coração. Em qualquer momento podemos reagir ou desistir, mas tudo indica que vamos, mas sem dinheiro nada podemos fazer”, esclareceu Paulo Mazivila.
Os próximos dias serão determinantes para o arranque da preparação da selecção, que vai lutar por mais uma presença na elite do basquetebol africano.
“Estamos a trabalhar, brevemente o selecionador nacional irá anunciar a lista dos convocados. Estamos com problemas de timings por causa dos campeonatos que decorrem ao nível do país, mas em breve o selecionador vai anunciar a seleção convocada.”
Paulo Mazivila falava em Xai-Xai à margem da reabertura do campo polivalente do clube de Gaza.