A África do Sul e a República Democrática do Congo defrontam-se este sábado, a partir das 22h00 de Maputo, em partida de atribuição do terceiro lugar do CAN da Costa do Marfim.
É o chamado jogo da consolação entre duas selecções que não conseguiram chegar à final do CAN, mas que ainda podem chegar ao pódio, através da medalha de bronze. África do Sul e República Democrática de Congo defrontam-se pela primeira vez nesta fase de um CAN.
Os Leopardos de Congo vão para o seu terceiro jogo de consolação, depois de terem falhado a final de 1998 e de 2015, tendo vencido os dois jogos, diante do Burkina Faso, por 4-1 nas grandes penalidades, depois do 4-4 no tempo regulamentar e no prolongamento, e a Guiné Equatorial, por 4-2, também nas grandes penalidades, depois do nulo nos 90 minutos e no prolongamento.
Os Bafana Bafana, por seu turno, disputam o segundo jogo de atribuição do terceiro lugar, depois da conquista do ano de 2020, diante da Tunísia, por 4-2 nas grandes penalidades, depois do empate a 2 golos nos 120 minutos.
Este é o quinto jogo entre os dois conjuntos, com vantagem para os Bafana Bafana que venceram três jogos e perderam um. O último jogo entre ambos foi num particular em que os sul-africanos venceram por uma bola sem resposta.