O País – A verdade como notícia

Aeroportos de Moçambique diz ter perdido 24 milhões de dólares devido à COVID-19

A empresa Aeroportos de Moçambique assumiu, hoje, ter registado, até ao momento, prejuízos em cerca de 24 milhões de dólares, devido aos impactos da pandemia do Coronavírus. A empresa garante estar a trabalhar para receber certificação internacional em saúde, de modo a receber mais voos

COVID-19 e os seus impactos continuam a marcar os diversos sectores e a arrasar as contas em diversas empresas. A empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) diz ter registado até Setembro passado cerca de 24 milhões de dólares em prejuízos, devido à pandemia.

Conquanto, apesar de, por um lado, somarem-se prejuízos, por outro cresce a perspectiva da retoma dos voos em larga escala. E para isso, é necessário que os aeroportos estejam preparados e haja condições sanitárias mais adequadas contra o Coronavírus.

“Temos procurado implementar todas medidas que foram anunciadas pela autoridade reguladora da aviação civil, para garantir que tenhamos a certificação como um aeroporto seguro, em termos de contaminação da COVID-19. O processo já começou e esperamos que dentro de um, ou mês e meio, tenhamos essa certificação”, revelou o PCA da ADM.

Nesta fase, para a retoma gradual de voos internacionais, já foram seleccionados alguns países que têm reciprocidade com Moçambique. A título de exemplo estão a Etiópia, África do Sul, Portugal, Qatar e Turquia. “Foram alguns desses países que foram seleccionados para essa fase, e que há um número de frequências que está permitida sendo que, ao longo do processo, vão aumentando o que poderá fazer com que as companhias aéreas possam fazer mais voos por semana, para além dos actuais dois voos”, avançou Chaves.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos