O País – A verdade como notícia

AEMO participa na Assembleia-Geral da Associação Pan-africana de Escritores

A Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) participou na Conferência e na Assembleia-Geral da Associação Pan-africana de Escritores (PAWA), que se realizou entre 23 e 26 deste mês, no Centro de Conferências da Universidade de Ibadan, no Estado de Ibadan, na Nigéria.

Segundo uma nota de imprensa da AEMO, a conferência sob o lema O papel do escritor na agenda pan-africana para a paz e segurança juntou escritores, políticos e outros dignitários provenientes de cerca de 40 países africanos.

A Assembleia-Geral da PAWA discutiu e aprovou o Relatório de Actividades e de Contas

do Secretariado Interino e procedeu à eleição dos membros do Conselho da PAWA, em substituição do Conselho Interino que até então funcionava. Todo o Conselho Interino foi reconduzido para o Conselho Definitivo, que terá um mandato de três anos. Moçambique retirou a sua candidatura para apoiar Zimbabwe.

No evento, a AEMO foi representada pelo seu Secretário-Geral, Carlos Paradona Rufino Roque, e pela escritora Lídia Mate, que apresentaram o estágio das letras moçambicanas junto do respeitado fórum africano. “Ficou claro que o processo de internacionalização da literatura moçambicana também passa pela sua tradução e difusão no continente, especialmente para países africanos de expressão inglesa e francesa”, lê-se na nota de imprensa.

Paradona afirma que notou com emoção o grande apreço e admiração dos escritores africanos pela cultura moçambicana e, em especial, pela literatura produzida em Moçambique. No fim dos trabalhos, lê-se na nota de imprensa, a Associação Pan-africana de Escritores (PAWA) felicitou Carlos Paradona pela sua reeleição ao cargo de Secretário-Geral.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos