Moçambique já tem uma mulher no camando dos aviões, trata-se de Admira António, a primeira mulher a comandar uma aeronave comercial no país. Admira irá comandar a aeronave do tipo Embraer 145 da MEX-Moçambique Expresso, subsidiária da LAM.
A comandante teve um excelente desempenho profissional e mais de 3.500 horas de voo necessárias para se habilitar a concorrer para comandante, o que deu ainda consistência a então possibilidade de uma mulher moçambicana ter o comando de aeronave.
Admira frequentou o curso de Piloto de Linha Aérea de Aeroplanos (PLAA), em 2017, pela academia sul-africana “43 Air School” e fez a especialização de comando na SIM AERO TRAINING, realizou o treino de linha no avião e foi aprovada como comandante no dia 16 de Junho deste ano.
A comandante iniciou-se na pilotagem em 2011, frequentou o curso de aviação na Lanserie Flight Centre, da áfrica do Sul, onde fez as primeiras 35 horas de voo, em 2012 integrou o grupo de cadetes da MEX onde participou no curso para pilotos particulares de Aeroplanos, tendo somado mais 26 horas de voo. Em 2013 fez a especialização Type Rating, em França, para pilotar as aeronaves do tipo Embraer 145, na qualidade de Co-piloto.