O poeta e romancista Adelino Timóteo está em Maputo, e fará parte da Mesa Literária, iniciativa do Movimento Literário Kuphaluxa.
Ao encontro desta quarta-feira, com outros autores, Timóteo leva o livro mais recente: "Os oito maridos de Dona Luíza Michaela da Cruz”, pretexto para uma conversa aberta, da qual resultará a presentação da obra publicada sob a chancela da Alcance Editores.
O interesse de Adelino Timóteo em participar na sessão marcada para 17h, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, tem que ver com o facto de a capital possuir muitos leitores. Além disso, o escritor sente-se atraído pela ideia de poder proceder ao lançamento do seu último romance em Maputo por via de uma conversa, depois de ter sido lançado em Portugal e na Beira. “Isto cria um clima e ambiente propício para o calor humano, o calor entre o autor e os seus leitores, sabido que a última vez que cá estive para lançar um livro foi em Novembro de 2015", lembrou o escritor.
Porque Adelino Timóteo tem uma imensa bibliografia, no dia da conversa estarão disponíveis outros títulos seus, como "Corpo de Cleópatra”.
A conversa com Adelino Timóteo estará subordinada ao tema ”Leitura e Escrita: o que fazer com a vontade de expressar os sentimentos”. De acordo com a organização, esta é uma “forma de iniciar um diálogo com jovens escritores e entusiastas sobre os processos de criação literária, as dificuldades, os medos e os principais desafios para compor uma obra literária. Mas também, trata-se de um tema transversal para leitores que poderão compreender o que se passa por dentro da obra e do criador da obra, tornando-se assim leitores competentes”.
Portanto, a Mesa do Movimento Literário Kuphaluxa é um espaço sustentado por troca de leituras entre escritores e amantes das letras, conta com a parceria do Centro Cultural Brasil-Moçambique e desafia-se a promover mais de vinte sessões com escritores de diferentes proveniências.