Dezoito pessoas morreram em resultado de vinte oito acidentes de viação ocorridos nas estradas do país, na última semana. Esta informação consta do relatório semanal do Comando-geral da Polícia da República de Moçambique.
Segundo o chefe do Departamento de Comunicação do Comando-Geral da PRM, Inácio Dina, o excesso de velocidade e a má travessia do peão foram as principais causas dos acidentes, que deixaram 15 pessoas gravemente feridas e 12 feridas de forma ligeira.
Os dados avançados pela PRM indicam ainda, que do total de acidentes, 15 foram atropelamentos, três choques entre carros, cinco despistes e capotamentos, quatro choques entre carro e moto, e uma queda de passageiro.
No período em análise, foram fiscalizadas 42.542 viaturas, das quais 385 foram apreendidas e aplicadas quase cinco mil multas.
As autoridades apelam aos automobilistas a serem rigorosos no cumprimento das regras de trânsito, como forma de evitar sangue nas estradas nacionais.
Por outro lado, quanto a ocorrências criminais, a polícia registou 139 casos, contra 135 do mesmo período do ano passado. Pelo menos 1278 pessoas foram detidas, sendo 1.054 por violação de fronteiras, 205 por prática de crimes comuns e 19 por imigração ilegal.
Em relação aos casos criminais relevantes da semana de 25 a 31 de Agosto, a PRM menciona a detenção de dois homens, na cidade de Maputo, na posse ilegal de três munições de AK-47.