A empresa Portos e Caminhos de Ferro (CFM) está a cobrar pelo acesso das viaturas ao Porto da Matola. Os valores variam de 450 a 1850 Meticais em função da classe do veículo, e as motorizadas pagam 120 Meticais.
O Porto da Matola, implantado numa área de 262 hectares, está, neste momento, num processo de implementação do sistema de controlo e acesso. Para garantir protecção e segurança dessas infra-estruturas, incluindo o próprio porto, bem como o seu funcionamento, os CFM estão, desde 1 de Agosto, a cobrar a entrada de viaturas no Porto da Matola.
A viatura de até nove lugares paga 450 Meticais e ao carro acima de nove lugares são cobrados 600 Meticais. O veículo de carga e misto de até 3,5 toneladas paga 750 Meticais. Viatura de carga e misto até 20 toneladas paga 1200 Meticais; veículo de carga e misto acima de 20 toneladas paga 1850 Meticais e motorizada paga 120 Meticais.
“Vamos continuar com investimentos, na reabilitação de estrada de acesso ao porto, na introdução do sistema de monitoramento electrónico ao longo da vedação. Estamos a criar, neste momento, uma unidade para controlo e gestão de acesso. Todos esses investimentos devem ser mantidos e, para a sua manutenção, precisamos de recursos. Por isso, achamos melhor cobrarmos essas taxas”, justificou Arlindo Fondo, director do Porto da Matola.
Entram no Porto da Matola, em média diária, 1200 veículos, destacando os de transporte de minérios que vêm da vizinha África do Sul; os de transporte de combustíveis vêm de diferentes países da África Austral. A situação tem causado congestionamento na Estrada Nacional Número Quatro e na chamada Estrada Velha.
O director do Porto da Matola explicou, ainda, que a situação se deve às condições existentes no interior do porto e que a situação estará resolvida dentro de dias.
“Chegámos à conclusão de que a subida do tráfego de minérios na rodovia é motivada por uma grande demanda a nível internacional. Os minérios deviam, em condições normais, ser transportados por ferrovia, até porque o terminal de minérios do Porto da Matola tem todas as facilidades para os manusear.”
O Porto da Matola funciona, parcialmente, no regime de concessão.