Sem nenhuma supresa, até pelo desnível entre as equipas de Maputo e de Inhambane, Maxaquene e Desportivo de Maputo alcançaram vitórias na primeira jornada da fase de apuramento da zona sul para a Liga feminina de basquetebol Sasol.
Primeira formação a entrar em cena, o Maxaquene aplicou “chapa 100” ao Eagles da Maxixe, formação que ano passado disputou a Liga feminina de basquetebol Sasol, terminando na úlima posição. As “tricolores” venceram o jogo por 101-14, num duelo em que o marcador indicava 52-8 ao intervalo, o que significa que o conjunto de Inhambane teve uma média de quatro pontos por cada quarto (4).
O Desportivo de Maputo, orientado por Lourenço Buque, derrotou o Fénix de Inhambane por dez pontos: 59-49.
A prova prossegue esta sexta-feira com o Desportivo de Maputo a bater-se com Eagles da Maxixe, às 16h00, e o Maxaquene a medir forças com o Fénix de Inhambane.
No domingo, último dia da competição, Maxaquene e Desportivo travam argumentos no duelo que, seguramente, irá definir quem segue para a fase final da Liga feminina de basquetebol Sasol.
Estão já apurados para a fase final o Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, A Politécnica, Ferroviário da Beira, New Vision de Pemba e Clube Municipal da Beira .