O País – A verdade como notícia

Academia sueca apoia capacitação sobre género em DDR

Delegação Sueca para a Paz, Segurança e Desenvolvimento capacita membros do Secretariado da Paz sobre a inclusão do Género no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) em Moçambique.

Uma delegação da Folke Bernadotte Academy na Suécia, agência sueca de renome mundial que lida com questões da Paz, Segurança e Desenvolvimento, está de visita a Maputo para liderar uma capacitação sobre género em DDR, a convite do Secretariado do Processo de Paz (PPS) em Moçambique. O objectivo da capacitação é desenvolver estratégias sensíveis ao género e mensagens destinadas aos beneficiários de DDR durante todo o processo em curso no país.

A Suécia é um dos principais doadores do Fundo Comum para a Implementação do Acordo de Paz em Moçambique. Para a Suécia, a participação das mulheres e a integração de uma perspectiva de género em processos de paz é um dos pilares da Política Externa Feminista da Suécia e um importante pré-requisito para a criação de uma paz sustentável e legítima.

“Sem representação, direitos e recursos para as mulheres, nunca teremos paz e segurança. As negociações de paz e segurança devem ser baseadas numa perspectiva de género de modo a garantir que as necessidades de toda a população, incluindo mulheres, sejam consideradas. Portanto, devemos garantir a implementação na íntegra da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU para o alcance de uma paz sustentável. A Suécia está em processo de elaboração de uma nova estratégia de cooperação bilateral para o desenvolvimento entre Moçambique e Suécia, a ser decidida em breve, com maior possibilidade de aprofundamento e criação de parcerias novas e sólidas para apoiar a paz sustentável, com as mulheres, desempenhando um papel cada vez mais importante”, disse Mette Sunnergren, embaixadora da Suécia em Moçambique.

“Durante a implementação do Acordo de Maputo, temos priorizado, de forma contínua, o envolvimento das mulheres, pois reconhecemos os desafios únicos e significativos enfrentados por mulheres beneficiárias de DDR e por mulheres e meninas nas suas comunidades. O trabalho do Secretariado do Processo de Paz é orientado pela Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança e o Plano de Acção Nacional de Moçambique para Mulheres, Paz e Segurança (2018-2022). Somos gratos à Suécia e Folke Bernadotte Academy por esta capacitação, que nos ajudará a incorporar ainda mais as perspectivas de género em todo o nosso trabalho”, afirmou Mirko Manzoni, Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique.

A sessão de capacitação terá a duração de três dias, de 22 a 24 de Setembro. Entre os participantes, estarão presentes o Grupo Técnico-Conjunto para o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, o Grupo Técnico-Conjunto de Monitoria e Verificação, Pontos Focais Provinciais, Clubes da Paz e PPS, entre outros.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos