O País – A verdade como notícia

Abineiro Ussaca: o novo maestro da banda militar

Abineiro Ussaca é o escolhido pelo Matchedje para substituir Manuel Casimiro, afastado segunda-feira do clube militar por alegado mau ambiente no clube. Ussaca terá como adjunto Zainadine Mulungo, técnico que já trabalhou no Mahafil.

48 Horas depois de ter anunciado a saída de Manuel Casimiro, treinador que devolveu o Matchedje à elite do futebol moçambicano, dez anos depois, foi anunciado o homem que se segue nos “militares”. Trata-se de Abineiro Ussaca, seleccionador nacional de futebol de praia e treinador de futebol 11 e também de praia do Vulcano FC.

Ussaca vai trabalhar nos “miliares” com Zainadine Mulungo, ex-treinador do Mahafil, Maxaquene, Estrela Vermelha da Beira e Ferroviário de Pemba. Mulungo volta a sentar-se anos depois no banco para orientar uma equipa do primeiro escalão do futebol moçambicano.

Os dois treinadores vão trabalhar com um plantel montado pelo seu antecessor, sendo que a sua missão passa por assegurar a manutenção dos “militares” no Moçambola.

A estreia de Abineiro Ussaca e Zainadine Mulungo é já no sábado, 14 de Abril, na deslocação ao terreno da Black Bulls, naquele que será o jogo de abertura do campeonato nacional de futebol.

Com uma folha de serviço assinalável no futebol de praia, Ussaca conduziu em 2022 à selecção nacional a conquista do Torneio COSAFA, em Durban, na África do Sul. Na final, Moçambique derrotou a sua similar da Tanzânia, por 3-1.

Num feito histórico para o país, Abineiro Ussaca levou qualificou, em 2021, a selecção nacional de futebol de praia para o Campeonato do Mundo da Rússia após derrotar o Uganda por 6-3, em desafio das meias-finais do “africano” da modalidade realizado em Dakar, Senegal.

Ao Matchedje, leva também alguma bagagem internacional, ainda que seja do futebol de praia. Até porque, em 2022, juntamente com o craque Nelson Manuel, Ussaca seguiu para França onde orientou o Marselha.

O treinador moçambicano conseguiu qualificar a equipa para os oitavos-de-final do Euro Winners Cup 2022, que decorre em Nazaré, uma vila em Portugal. O Marselha fechou a sua participação na fase regular como um dos seis conjuntos segundos melhores classificados, prestação que lhe valeu o apuramento aos oitavos-de-final.  Na verdade, os franceses acabaram por contratar Abineiro Ussaca depois de terem observado o seu trabalho na selecção nacional de futebol de praia, aquando do Campeonato Africano de Dakar, Senegal, tendo ficado bastante impressionados com as suas qualidades. Outrossim, pesou para a sua contratação o trabalho desenvolvido durante o Campeonato do Mundo da Rússia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos